Futebol

Presidente da FIFA diz que Coreia do Norte pode sediar a Copa

Gianni Infantino deu declaração durante coletiva

Por Yahoo Esportes 22/11/2022 09h09
Presidente da FIFA diz que Coreia do Norte pode sediar a Copa
Gianni Infantino, presidente da FIFA - Foto: Internet

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, concedeu entrevista coletiva no último sábado (19), na véspera da abertura deste Mundial no Catar, e disse que a Coreia do Norte pode sediar a Copa do Mundo.

“A Fifa é uma organização global de futebol. Somos pessoas do futebol, não políticos, e queremos unir as pessoas. Qualquer país pode sediar um evento. Se a Coreia do Norte quiser hospedar algo”, afirmou Infantino.

Gianni também aproveitou essa ocasião para rebater crítica sobre o fato de o Catar ter sido escolhido o país sede desta Copa e admitiu que negociou para uma cooperação das duas coreias (Norte e Sul) para possível realização de Mundial.

“Somente o engajamento pode trazer mudanças reais. Bem, eu não tive sucesso, obviamente, mas eu iria outras 100 vezes se isso ajudasse”, confirmou o presidente da FIFA.

A Coreia do Norte teve vida curta na história da Copa do Mundo. Nesse sentido, participou apenas das edições de 1966 e 2010. Em 66, os norte-coreanos ficaram atrás apenas da antiga União Soviética, avançaram para segunda fase e foram eliminados por Portugal pelo placar de 5 a 3 nas quartas de final. Feito que o garantiu como a primeira equipe asiática no mata-mata da Copa.

A seleção do norte da Coreia não repetiu essa façanha de 1966, ou seja, perdeu todos os jogos do Grupo G e foi embora logo no fim da primeira fase. Ainda tomou a maior goleada desse torneio com sofrimento de revés de 7 x 0 para Portugal na segunda rodada da sua chave.

A Coreia do Norte é chefiado pelo político Kim Jong-um. Essa nação é tida como uma das mais secretas do mundo e, também, lida com relação tensa com os países da Coreia do Sul e Japão.