Seleção mostra em números que atingiu equilíbrio desejado por Tite
Brasil encara a Croácia para tentar retornar as semifinais do mundial
A Seleção Brasileira goleou a Coreia do Sul por 4 a 1, na última segunda-feira, e garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. O placar elástico apenas traduziu o que foi a atuação do Brasil, que mais uma vez teve sucesso com uma formação mais ofensiva, seguindo as premissas de Tite, que prega o equilíbrio e viu os números mostrarem o que deu certo no jogo.
Muito se questionava se seria possível manter uma formação com o quinteto Paquetá, Neymar, Vini Jr., Raphinha e Richarlison. A fórmula já havia conquistado uma excelente vitória sobre Gana, em amistoso, e voltou a ter resultado diante da Sérvia (segundo tempo), já na fase de grupos da Copa, mas sem o mesmo encanto que o Brasil desfilou no Estádio 974 diante dos sul-coreanos.
- Equilíbrio da equipe. Se fugir algum momento o equilíbrio, a possibilidade de perder é maior. Para ter esses jogadores, tem que ter o compromisso de se posicionar em campo na ação sem bola, assim como ter jogadores atrás que também dê esse suporte. Nossos dois laterais têm uma função mais de construção. É o mecanismo vivo que tentamos equilibrar - disse Tite após a partida.
E esse equilíbrio pedido por Tite foi demonstrado nos números fornecido pela Fifa depois do jogo. Segundo esses dados, os jogadores de linha da Seleção Brasileira retomaram a posse de bola 37 vezes, que foi um registro menor do que nos últimos jogos, mas com um detalhe importante: praticamente metade dessas retomadas foram feitas peças de ataque: 17 dos atletas com mais característica ofensiva e 20 daqueles que atuam no setor defensivo. Diferença muito pequena.
A estatística chama ainda mais atenção quando comparamos com as partidas anteriores. Diante da Sérvia, que foi a outra apresentação com essa formação ofensiva, o equilíbrio foi o segundo melhor: 16 retomadas do ataque x 26 da defesa. Já contra Suíça e Camarões, quando foi necessário mexer no time, a disparidade foi muito maior. Diante dos europeus foram 39 retomadas da defesa contra 6 de ataque, já contra os africanos foram 38 retomadas da defesa contra 8 de ataque. Ou seja, pouca participação ofensiva nesse quesito, o que parece ter sido ajustado diante da Coreia do Sul.
Esse trabalho conjunto do ataque e da defesa é que mantém essa formação jogando inclusive para a partida contra a Croácia. Com esse equilíbrio, com essa cooperação entre os setores, não será preciso colocar um volante a mais ou ter um atacante a menos. Os ajustes necessários serão feitos nesses próximos dois treinamentos antes do jogo de quartas de final da Copa do Mundo do Qatar, que acontece nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), no Estádio Cidade da Educação, em Doha.
Confira os números de retomadas em cada jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo:
Brasil 4 x 1 Coreia do Sul
37 bolas recuperadas por jogadores de linha (6 depois do meio-campo)
20 defesa
17 ataque
Camarões 1 x 0 Brasil
46 posses recuperadas por jogadores de linha (5 depois do meio-campo)
38 defesa
8 ataque
Brasil 1 x 0 Suíça
45 posses recuperadas por jogadores de linha (19 depois do meio-campo)
39 defesa
6 ataque
Brasil 2 x 0 Sérvia
42 posses recuperadas por jogadores de linha (14 depois do meio-campo)
26 defesa
16 ataque
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
