Futebol

Clubes de jogadores alvos de investigação sobre manipulação de resultados se posicionam

Dentre os investigados pelo Ministério Público, há jogadores de times como Sport, Chapecoense, Juventude e Red Bull Bragantino

Por Terra Esportes 19/04/2023 09h09
Clubes de jogadores alvos de investigação sobre manipulação de resultados se posicionam
Na foto estão: Victor Ramos, Gabriel Tota, Igor Cariús e Kevin Lomónaco - Foto: Reprodução

Os clubes dos atletas apontados como alvos da operação da Operação Penalidade Máxima II, deflagrada nesta terça-feira, 18, pelo Ministério Público de Goiás, se manifestaram sobre o caso. A ação investiga a atuação de uma organização criminosa na manipulação de resultados de jogos de futebol da Série A.

Os nomes não foram divulgados pelo MP, em concordância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas o Terra apurou que o zagueiro Victor Ramos, da Chapecoense, está entre os investigados. O empresário Lucas Reis, no entanto, nega qualquer envolvimento do atleta no esquema e afirma que ele entregou o celular à perícia para que seja comprovada sua inocência.

Além do jogador da Chapecoense , o ge revelou outros três atletas que seriam alvo da operação: Gabriel Tota, do Juventude; Igor Cariús, do Sport; e Kevin Lomónaco, do Red Bull Bragantino. Os clubes de todos os atletas emitiram nota oficial sobre o ocorrido, sem citar seus respectivos nomes, mas confirmando que tiveram atletas dos times citados na operação.

Em coletiva de imprensa, o Ministério Público afirmou que ainda não é possível afirmar se os jogadores alvos da operação realmente receberam dinheiro para adulterar resultados em partidas de futebol. No entanto, já foi possível identificar que apostadores fizeram ofertas para os atletas.

O Terra tenta localizar a defesa dos três jogadores. O espaço segue aberto para manifestações.

Veja abaixo os posicionamentos dos clubes dos jogadores na íntegra:


O que diz a Chapecoense
"A Associação Chapecoense de Futebol vem a público a fim de reiterar o seu posicionamento totalmente contrário a qualquer tipo de situação que envolva a manipulação de resultados de jogos. O clube entende que tais condições são totalmente antidesportivas, ferindo os valores éticos e morais da modalidade.

A respeito da "Operação Penalidade Máxima" e do cumprimento do mandado relacionado à ela em Chapecó - envolvendo um jogador do clube - a agremiação alviverde reforça o seu apoio e, principalmente, a confiança na integridade profissional do atleta.

Por fim, tendo em vista as investigações, o clube destaca o seu compromisso em colaborar totalmente com as autoridades e oferecer todo o suporte e informações necessárias na apuração e esclarecimento do caso."

O que diz o Juventude
"O Esporte Clube Juventude vem a público manifestar seu posicionamento de absoluta contrariedade a toda e qualquer manipulação de resultados no esporte. Não é aceitável que profissionais ligados ao futebol estejam minimamente envolvidos com práticas antidesportivas, antiéticas e imorais.

Dito isto, em relação à operação 'Penalidade Máxima', o Esporte Clube Juventude reforça seu posicionamento de inteiro compromisso em colaborar com as autoridades responsáveis pela investigação, uma vez que o nome de um atleta vinculado ao clube foi citado.

Esperamos que o Ministério Público e o Poder Judiciário, respeitado o devido processo legal, sejam rígidos na apuração dos fatos e que eventuais responsáveis sejam devidamente penalizados."

O que diz o Sport
"O Sport Club do Recife vem a público reforçar sua posição integralmente oposta a qualquer tipo de situação que envolva esquema ou manipulação de resultados de partidas de quaisquer esportes. Tais condutas antidesportivas ferem princípios básicos e inegociáveis ao clube, como a ética e moral, portanto, não condizentes com a história do Sport.

Diante disso, no que tange à operação 'Penalidade Máxima', que cumpre mandados em estados pelo Brasil por conta de resultados da Série A de 2022 e envolve um atleta do atual elenco rubro-negro, o clube aproveita para destacar total confiança e apoio à postura e à integridade do profissional, que tem conduta exemplar no dia a dia, e dispõe o departamento jurídico ao jogador para suporte de qualquer necessidade.

O Sport também coloca-se à disposição das autoridades para colaborar no que diz respeito à investigação e acompanha atentamente o desenrolar da operação."

O que diz o Red Bull Bragantino
"O Red Bull Bragantino tomou conhecimento da operação envolvendo esquemas de manipulação em jogos da Série A do Brasileiro e de campeonatos estaduais, e da presença de um atleta do elenco entre os investigados.

O clube tem tolerância zero com qualquer atitude que possa ferir a idoneidade do esporte e vá contra os valores e dignidade de todos que aqui estão.

Nos colocamos à disposição das autoridades durante a investigação e trataremos internamente a situação legal envolvendo o atleta."