Palmeiras depende apenas de si para garantir a melhor campanha geral da Libertadores
Verdão pode conseguir o feito pela quinta vez nas últimas seis edições da fase de grupos da competição continental
O Palmeiras recebeu uma boa notícia na noite de quinta-feira (8) ao saber exatamente o que precisa fazer para conquistar a melhor campanha geral da Libertadores em 2023. Com os resultados da quinta rodada da fase de grupos, o Verdão se tornará primeiro do Grupo C e terá a maior pontuação em relação aos demais classificados se vencer o Bolívar, no dia 29 de junho, no Allianz Parque. Assim, alcançará o feito pela quinta vez nas últimas seis edições.
Atlético Nacional-COL e Racing-ARG eram os clubes que poderiam chegar na última rodada à frente do Alviverde na briga pela liderança geral da fase de grupos da Libertadores. No entanto, na quinta (8), ambos perderam seus jogos para Olimpia-PAR e Flamengo, respectivamente. Dessa forma, eles ainda poderiam garantir a melhor campanha, mas agora dependem do tropeço de Palmeiras ou Bolívar-BOL na última rodada.
Neste momento, Verdão e os bolivianos somam 12 pontos cada no Grupo C. Argentinos Jrs.-ARG e Olimpia-PAR estão logo atrás com 11 pontos cada. Enquanto Racing-ARG, Independiente Medellín-COL, Boca Junior-ARG, Athletico-PR e Atlético Nacional estão com dez pontos cada. Teoricamente esses são os clubes que brigam pela melhor campanha geral, mas apenas Palmeiras e Bolívar-BOL dependem apenas de si.
Isso porque nenhum outro clube pode chegar aos 15 pontos, ou seja, com uma vitória no dia 29 de junho, o Alviverde vai garantir não somente a liderança do Grupo C ao bater o Bolívar-BOL, seu adversário direto, mas também a melhor campanha geral da fase de grupos. Caso empatem, os bolivianos ficarão na primeira posição e os outros adversários poderão pleitear o status de líder geral dependendo de seus resultados.
Ter a melhor campanha geral não é algo novo para o Palmeiras. Nas últimas cinco edições da Libertadores, o Verdão teve a maior pontuação da fase de grupos em quatro delas (2018, 2019, 2020 e 2022). A única vez em que não ficou no topo nesse período foi em 2021, quando foi o segundo melhor, um ponto atrás do Atlético-MG, líder geral daquele ano. Vale lembrar que em 2022 foi a melhor campanha da história da fase de grupos da Liberta.
Nesses anos citados, a pior campanha palmeirense no mata-mata foi em 2019, quando acabou eliminado pelo Grêmio nas quartas de final. De resto, pegou no mínimo semifinal. Em 2018, foi eliminado pelo Boca Juniors-ARG na semi. Em 2020 bateu o Santos na final e foi campeão. Em 2021 chegou na final novamente e venceu o Flamengo para ser campeão. E em 2022 foi eliminado pelo Athletico-PR na semi.
Vale lembrar que o dono da melhor campanha geral tem o direito de decidir em casa todas as etapas do mata-mata (oitavas, quartas e semi), exceto a final, que é disputada em jogo único e em campo neutro. Neste ano, o palco será novamente o Maracanã, que foi o local em que o Palmeiras foi campeão da Libertadores em 2020.
Melhores campanhas da fase de grupos:
1) Bolívar-BOL - 12 pontos (Saldo 8)
2) Palmeiras - 12 pontos (Saldo 6)
3) Olimpia-PAR - 11 pontos (Saldo 6)
4) Argentinos Jrs.-ARG - 11 pontos (Saldo 3)
5) Racing-ARG - 10 pontos (Saldo 3 e 9 gols)
6) Independiente Medellín-COL - 10 pontos (Saldo 3 e 9 gols)
7) Boca Juniors-ARG - 10 pontos (Saldo 3 e 5 gols)
8) Athletico-PR - 10 pontos (Saldo 2)
9) Atlético Nacional-COL - 10 pontos (Saldo 1)
10) Fluminense - 9 pontos (Saldo 4)