Futebol

Com treino aberto, Corinthians inicia decisão por vaga na final da Copa do Brasil mesmo antes da bola rolar

Sem poder contar com a Fiel no Morumbi, contra o São Paulo, o Timão sentirá o calor da sua torcida na véspera do Majestoso pela semi do torneio nacional

Por Lance! 15/08/2023 10h10
Com treino aberto, Corinthians inicia decisão por vaga na final da Copa do Brasil mesmo antes da bola rolar
Abrir treinos tem sido uma prática recorrente no Corinthians desde que a Neo Química Arena foi inaugurada - Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

A decisão por uma vaga na final da Copa do Brasil para o Corinthians começará na tarde desta terça-feira (15). Ainda que o duelo contra o São Paulo, pela volta da semifinal, esteja marcado para as 19h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (16), o clima de empolgação pela partida do lado corintiano começará na véspera, com a torcida presente no último treino antes do jogo mais importante para o Timão até aqui, que será aberto.

Como a partida acontecerá no estádio do Morumbi, com torcida única de são-paulinos, a iniciativa de abrir o treinamento anterior ao compromisso tem como intuito aproximar a nação corintiana da equipe, que encontrará um ambiente completamente adverso no confronto decisivo.

No entanto, adotar essa estratégia antes de um jogo decisivo fora de casa não será algo inédito para o Corinthians. Desde que a Neo Química Arena foi inaugurada, em 2014, houve 12 ocasiões em que o treino foi aberto. Na maioria das vezes, elas aconteceram antes de clássicos ou jogos decisivos em competições eliminatórias. As exceções foram os trabalhos após as confirmações dos títulos brasileiros de 2015 e 2017, e o que marcou a apresentação do atacante Yuri Alberto, no ano passado.

O retrospecto da equipe alvinegra após esse tipo de treinamento é equilibrado. São seis vitórias, três empates e três derrotas. Dois dos triunfos garantiram classificação ou até mesmo título ao Timão, enquanto todas as derrotas resultaram em eliminações ou perda de campeonato.

No entanto, quando o assunto é Copa do Brasil, a prática de abrir treino não traz boas recordações. As atividades foram abertas antes das finais contra Cruzeiro e Flamengo, em 2018 e 2022, respectivamente. Em ambas, o clube alvinegro foi derrotado e ficou com o vice-campeonato. A única vez que o resultado foi positivo em uma decisão pelo torneio nacional após treino aberto aconteceu na semifinal de 2018, diante do Fla.

São esperados mais de 30 mil torcedores na Neo Química Arena nesta terça-feira (15). E, além do clima de decisão nas arquibancadas, o dia também será decisivo para o técnico Vanderlei Luxemburgo, que definirá a equipe que levará a campo para o Majestoso, no Morumbi.

A principal dúvida será em relação ao substituto de Róger Guedes, que estava presente no confronto de ida, realizado há três semanas, mas que no intervalo foi vendido ao Al-Rayyan, do Qatar. O garoto Wesley tem agradado bastante ao treinador corintiano. Ele, inclusive, marcou o terceiro gol da equipe alvinegra na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba no último fim de semana, pelo Brasileirão. O garoto, no momento, é o favorito para ocupar o setor esquerdo do ataque do Timão contra o São Paulo. No entanto, ele concorre com Matías Rojas por uma vaga na equipe titular.

O paraguaio está recuperado de um trauma no tornozelo esquerdo que o tirou de campo por 23 dias. O jogador voltou justamente contra o Coxa, mas atuou apenas pouco mais de 10 minutos. Assim, ainda não se sabe se ele tem condições de jogar 90 minutos, ou, se for titular, suportar mais do que um tempo inteiro.

Na lateral-direita, mesmo com más atuações recentes, dificilmente Fagner perderá a posição. Principalmente por se tratar de um jogo decisivo. Porém, justamente devido à sequência instável do dono da ala direita corintiana, o zagueiro uruguaio Bruno Méndez corre por fora pela possibilidade de começar jogando contra o São Paulo.

No meio-campo, Gabriel Moscardo e Maycon devem jogar juntos. Existia a expectativa de como Luxemburgo iria armar o time após o retorno do primeiro, que ficou três semanas se recuperando fisicamente após passar por uma cirurgia de apendicite. Isso porque o segundo assumiu a posição e tem jogado muito bem. A alternativa de atuar com a dupla foi mostrada ser possível pelo técnico neste fim de semana, contra o Coritiba. Assim, quem pode perder a vaga entre os titulares diante do Tricolor é Ruan Oliveira.

A provável escalação corintiana para o duelo mais importante da temporada é: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon e Renato Augusto; Adson, Yuri Alberto e Wesley (Matías Rojas).