Pelo elenco, diretoria do Corinthians precisou ‘colocar rabo entre as pernas’ ao contratar Mano Menezes
Presidente do Timão, Duílio Monteiro Alves precisou 'engolir' problemas passados com o treinador por acreditar que ele seria a melhor opção para o elenco neste momento

Um técnico tarimbado e com aceitação do elenco. Esse foi o principal motivo da escolha da diretoria do Corinthians por Mano Menezes, contratado nesta quinta-feira (28) para assumir o lugar deixado por Vanderlei Luxemburgo, demitido na quarta-feira (27). Mas para que o negócio com o novo treinador fosse fechado, algumas arestas precisaram ser aparadas.
No início da gestão, o presidente Duílio Monteiro Alves deu mais de uma declaração pública afirmando que Mano não trabalharia no clube enquanto estivesse à frente. O assunto foi levantado no contato inicial entre as partes e rapidamente resolvido.
A mudança de ideia por parte de Duílio tem a ver principalmente com a saída de Roberto de Andrade da direção de futebol, que aconteceu em março. Roberto, que também já foi presidente corintiano, não possui boa relação com Mano desde a época em que era diretor e o técnico estava na primeira passagem pelo Timão, entre 2007 e 2010.
Em 2014, um mês após Mano Menezes acertar o seu primeiro retorno ao Corinthians, Roberto de Andrade pediu desligamento da diretoria. Duílio Monteiro Alves, que era diretor-adjunto, também pediu demissão na época. No fim daquele ano, Roberto venceu a eleição para ser presidente do clube alvinegro e como um dos primeiros atos da sua gestão demitiu Mano e promoveu a troca de Mano, trazendo Tite de volta.
Ainda que as diferenças maiores tenham sido, desde o princípio, entre Roberto e Mano, Duílio embarcava na ‘confusão’ pela proximidade com o ex-presidente e diretor corintiano.
Menezes, inclusive, não é o profissional que mais agrada o atual mandatário do Timão, mas o cartola entende que ele seja uma ‘bola de segurança’ no momento, onde há os objetivos de distanciar cada vez mais o Corinthians da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro e, sobretudo, conquistar o único título da gestão, que é a Conmebol Sul-Americana, em que a equipe está na semifinal.
O grande sonho de Duílio era o retorno de Tite, mas, novamente, o técnico não sinalizou positivamente para voltar ao Parque São Jorge. Ainda analisando se voltará a trabalhar no Brasil nesta temporada, o profissional está em um momento diferente do que a equipe alvinegra, que tinha pressa para contratar um novo comandante a tempo do segundo jogo da semifinal da Sula, contra o Fortaleza, que acontece na terça-feira (3). O confronto de ida, realizado nesta semana, na Neo Química Arena, empatou em 1 a 1. O duelo decisivo será realizado na Arena Castelão, na capital cearense.
A situação atual não é a primeira em que Duílio Monteiro Alves recorreu a Mano Menezes como alternativa para assumir o clube. Em abril, após a saída de Cuca, o treinador gaúcho foi procurado, mas estava empregado no Internacional e preferiu permanecer em Porto Alegre. Ele foi demitido do Colorado em junho e, depois disso, ficou disponível no mercado.
No entanto, o enfoque das procuras do Corinthians nesses dois momentos são diferentes. Na primeira, o objetivo era, também, conduzir uma espécie de ‘limpa’ no elenco que possui alguns atletas históricos, mas que já estão com idade avançada e longe dos grandes momentos. Agora, a ideia é ter um profissional cascudo e experiente para conduzir o time, pelo menos, até o fim do ano – ainda que o contrato tenha validade até dezembro de 2025, mas com eleição prevista para o dia 25 de novembro.
Mano sabe que no caso da situação, que tem André Luiz de Oliveira, o André Negão, como candidato à presidência, uma vitória nas urnas significaria a manutenção do treinador, ao menos que o retrospecto não esteja agradando. Já no caso de triunfo de Augusto Melo, representante da oposição, a sequência do técnico seria repensada.
Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar e Carlos Viana fazem reunião reservada com ministro André Mendonça sobre CPMI do INSS

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
