Futebol

Palmeiras usa Data Fifa como ‘parada técnica’ para realinhar corpo, alma e mente

Verdão vem de cinco jogos sem vencer, uma eliminação dolorida e torcida insatisfeita

Por Lance! 11/10/2023 10h10
Palmeiras usa Data Fifa como ‘parada técnica’ para realinhar corpo, alma e mente
Abel Ferreira lamenta chances perdidas e diz que Palmeiras precisa aproveitar chances - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras vive uma de suas fases mais instáveis sob o comando de Abel Ferreira. Com cinco jogos sem perder, as dores de uma eliminação na Libertadores e um Brasileirão complicado para buscar objetivos, o time precisa de uma reabilitação em diversos aspectos para retomar o caminho das vitórias. Nada melhor do que uma longa pausa na Data Fifa para tentar realinhar corpo, alma e mente desse elenco vencedor.

A situação não está fácil. Além de as coisas não estarem acontecendo como previstas dentro de campo, fora dele há um embate declarado entre a direção do clube e boa parte dos torcedores, que estão insatisfeitos com o rumos que a temporada tomou de uns tempos para cá.

Não há muitas soluções concretas para mudar radicalmente este momento. Reforços não irão chegar agora, Dudu não vai se recuperar e os resultados passados não serão revertidos. A missão de Abel Ferreira é trabalhar com o que tem, tanto em termos de peças, quanto no status psicológico de seus jogadores. E esse processo começa na Data Fifa.

A primeira recomendação do treinador foi para que o elenco faça o possível para se desligar completamente do futebol nesses três dias de folga concedidos pelo clube (segunda, terça e quarta). A ideia era que até mesmo o celular ficasse de lado, mas o português sabe que é difícil.

- Vou falar para os jogadores desligarem do futebol. Falaria para desligar do celular também, mas isso é impossível. Agora na parada vou me desligar um pouco, me recuperar e depois voltar a trabalhar - declarou Abel em coletiva após derrota para o Santos.

Isso seria uma forma de realinhar a mente, mas o treinador também sabe que essas últimas semanas de extremo desgaste físico, já que mais uma vez precisou levar seu time titular ao limite. Ou seja, a parada servirá para recuperar boa parte do grupo, tirando aqueles que estarão com suas seleções.

- Os moleques estão cheios de vontade, os outros estavam mais cansados, mas é muito exigente e desgastante estar sempre no top para disputar títulos. Eu tenho a certeza que meus jogadores têm meu respeito, orgulho e admiração. E comigo eles têm crédito - acrescentou Abel.

Mas a recuperação não para por aí. Há outro aspecto muito importante e que moveu esse elenco vencedor durante toda essa trajetória com Abel Ferreira: a alma. Sem Libertadores, sem Copa do Brasil e com chances remotas no Brasileirão, o time precisará buscar forças para brigar por algo que não seja o título, que no momento é um lugar no G4.

O "time da virada e do amor" tem levado viradas e não tem conseguido mais virar seus jogos. A torcida, que antes empurrava incondicionalmente a equipe, até tem poupado jogadores e comissão técnica das críticas, mas diante do que tem sido apresentado, a empolgação está cada vez menor. Por isso, é importante que a alma seja recuperada para que a arquibancada volte a jogar junto no famoso "todos somos um".

A volta do Palmeiras aos treinos será nesta quinta-feira (12), na Academia de Futebol. No entanto, o próximo jogo será apenas na outra quinta (19), diante do Atlético-MG, às 19h, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.