Flamengo vence Libertadores, mas Palmeiras lidera ranking da Conmebol
Atual vice-campeão da Libertadores, Palmeiras, assegurou a liderança o ranking continental, seguido do Flamengo
A Conmebol divulgou nesta segunda-feira (15/) o ranking dos clubes após o encerramento da temporada 2025. A lista escancara o atual cenário do futebol sul-americano e confirma a hegemonia dos clubes brasileiros no continente. O atual vice-campeão da Libertadores, Palmeiras, assegurou a primeira colocação. Logo atrás, o Flamengo ocupa a segunda posição, solidificando o domínio brasileiro no topo.
A liderança do Palmeiras e a vice-liderança do Flamengo não são um acaso. O Palmeiras, que tomou a ponta do ranking do River Plate na lista (válida para 2025), ficou na posição de número um. O Flamengo estava em quarto na relação do ano passado.
Essa estabilidade das duas equipes reflete o impacto direto de suas recentes conquistas da Libertadores (2019, 2022, 2025 pelo Flamengo; 2020, 2021 pelo Palmeiras) e a manutenção de campanhas profundas nas fases eliminatórias, distanciando-se de potências históricas como River Plate , que ficou em 3º e Boca Juniors em 4º.
Entenda
Apesar do triunfo do Flamengo na última edição, o clube carioca não conseguiu desbancar o Palmeiras da primeira posição, um fato que ilustra a complexidade da fórmula do Ranking Conmebol.
O cálculo da classificação prioriza a consistência ao longo de um ciclo de dez anos e não apenas o sucesso imediato. Dessa forma, a manutenção do Palmeiras na liderança, deve-se à sua performance acumulada nos últimos anos e a profundidade de suas campanhas.
Apesar da supremacia do Brasil, o tradicional eixo Brasil–Argentina segue como a espinha dorsal do continente. River Plate e Boca Juniors, símbolos da força histórica do futebol argentino, ocupam respectivamente a terceira e a quarta posição, mantendo-se entre os clubes mais relevantes da América do Sul.
O dado mais impressionante do ranking é a presença massiva de clubes brasileiros nas primeiras colocações. O país emplacou cinco equipes entre os sete primeiros, com Athletico Paranaense em 5º, Atlético Mineiro é o 6º e São Paulo em 7º, confirmando a consistência de suas participações continentais.
Esse domínio não se limita ao topo: ele se estende por todo o Top 30, que ainda inclui Fluminense na 11ª posição, Internacional sendo o 13º, Grêmio em 14º, Santos o 27º, Corinthians em 22º e Cruzeiro como o 29º.
Apesar da forte presença brasileira, o ranking mantém o reconhecimento das potências históricas de outros países. O Uruguai se destaca com o Nacional (8º) e o Peñarol (16º). A Universidad Católica (9º) representa o Chile, enquanto o Universitario (10º) figura entre os dez primeiros. Equipes de prestígio como o Atlético Nacional (12º) da Colômbia e o LDU (17º) do Equador também garantiram posições relevantes.
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
