Governo vai inaugurar nesta quinta 10 leitos para dependentes químicos em Murici
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá inaugurar em Murici, 10 leitos para atender dependentes químicos e portadores de transtornos mentais da 3ª Região de Saúde. A cerimonia acontece nesta quinta-feira (22), às 10h, no Hospital Dagoberto Lopes Uchôa Omena,
Referência para os 11 municípios que integram a 3ª região de saúde, esse atendimento em saúde mental de Murici vai disponibilizar cinco leitos femininos e cinco leitos masculinos. Composta por duas enfermarias, a equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e médicos (clínico ou psiquiatra) será capacitada para atuar no atendimento do hospital.
Segundo o gerente estadual de Saúde Mental, Berto Gonçalo, os leitos inaugurados em Murici são regionalizados, porque o município-polo passa a receber as demandas da região a partir implantação da Rede de Atenção Psicossocial. “No caso da 3ª Região de Saúde, Murici é o município receptor, para o qual as demais cidades devem encaminhar seus pacientes”, esclareceu.
Ainda de acordo com Berto Gonçalo, devem ser encaminhados para o Hospital de Murici os pacientes em crise, que estejam agressivos. No entanto, só devem ser encaminhadas para a unidade referência os pacientes que residam nos municípios de Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares.
“Ao chegar à referência, os pacientes são recebidos, avaliados e a evolução é acompanhada pela equipe profissional, durante 72 horas”, explicou o gerente estadual. Berto Gonçalo informou, ainda, que o projeto de implantação dos leitos acontece antes mesmo da aprovação do Ministério da Saúde (MS), agilizando assim o processo em benefício dos usuários do SUS.
Leitos - De acordo com a Portaria 148 do Ministério da Saúde, o número de leitos é determinado de acordo com a população da região. No município de Rio Largo, na 1ª Região de Saúde, por exemplo, a população conta com seis leitos já em funcionamento. Nas demais regiões de saúde, os leitos estão em fase de aprovação para implantação.