Investimentos possiblitam avanço de micro e pequenos negócios em AL

Com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas conseguiu viabilizar e executar projetos para o desenvolvimento dos micro, pequenos e médios empresários do estado ao longo dos últimos cinco anos.
O fortalecimento das instituições de microcrédito, o apoio a projetos de inserção produtiva por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e a inclusão socioeconômica de municípios e regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tornaram-se uma realidade a partir da criação de iniciativas como o Programa Estadual de Microfinanças, o Programa de Apoio aos APLs de Baixa Renda (edital) e o Programa de Redução da Pobreza – Alagoas Cidadã.
No total, o Fecoep destinou aos projetos idealizados e realizados pela Desenvolve em todas as regiões de Alagoas um montante de R$ 8 milhões e 632 mil. Com o objetivo de aplicar os recursos em atividades que deem suporte à ampliação do acesso à nutrição, educação, saúde, saneamento básico e reforço na renda familiar, o Fundo contribui para a melhoria da qualidade de vida e da autoestima dos alagoanos.
“O objetivo da Desenvolve é criar possibilidades de investimento e fortalecimento dos pequenos negócios e apoiar os empreendedores na construção e solidificação de seus projetos. Com os recursos do Fecoep, conseguimos atingir e levar capacitação de qualidade e desenvolvimento para todas as regiões do estado”, garantiu o diretor-presidente da Agência de Fomento, Antonio Carlos Quintiliano.
Projetos desenvolvidos
A distribuição do montante investido pelo Fecoep nos programas criados pela Desenvolve se deu em duas frentes distintas: a inserção produtiva e a distribuição de crédito produtivo e orientado.
A execução do Programa Estadual de Microfinanças, do Programa de Apoio aos APLs de Baixa Renda e do Alagoas Cidadã gerou investimento e aprimoramento de pequenos negócios nos municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Lagoa da Canoa, Monteirópolis, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, São José da Tapera, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Taquarana, Traipú, Atalaia, Santana do Mundaú, Estrela de Alagoas, Maragogi, Penedo, Delmiro Gouveia, Piranhas, Canapi, Inhapi, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Feira Grande, Limoeiro, Tanque D’Arca, Taquarana, Teotonio Vilela, Colônia Leopoldina, Maceió e Pilar.
Dessa forma, foi possível o desenvolvimento regional sustentável; a preservação ambiental; a geração de ocupação, renda e impostos; o incremento do empreendedorismo local e o fortalecimento das associações e cooperativas de produção e de comercialização dos 36 municípios beneficiados.
Últimas notícias

Senado vota mudança na Ficha Limpa que pode reduzir tempo de inelegibilidade de políticos

Ecoboat retira mais de mil toneladas de lixo da lagoa Mundaú e praias de Maceió

Adolescentes fabricavam armas e planejavam massacre em escola no DF

Prefeitura de Maceió paga salário de servidores nesta terça (26)

Juiz Bruce Lee recebe título de cidadão honorário de Piranhas

Brasas do Forró será destaque na 13ª Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
