MPE pede afastamento de prefeito por improbidade administrativa
Em ação civil de responsabilização por ato de improbidade administrativa, a Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Norte, pediu o afastamento do prefeito de Coqueiro Seco, Renato Tadeu Fragoso e Silva, por deixar de cumprir com as normas financeiras e orçamentárias do Município. No período de 2006 a 2013, o gestor gerou uma dívida com a Eletrobras Distribuidora Alagoas no valor de R$ 184.980,62 em faturas não pagas e juros e multas decorrentes da inadimplência.
Pelo ato de improbidade administrativa e prejuízos causados ao Município, o promotor de Justiça Sóstenes de Araújo Gaia também requereu a condenação de Renato Tadeu ao ressarcimento do erário nos termos da Constituição Federal e da Lei n.º 8.429/92, que preveem ainda a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública e a indisponibilidade dos bens do réu, sem prejuízo da ação penal cabível.
“Esperava-se do réu, como chefe do Poder Executivo de Coqueiro Seco, que ele não causasse dano aos cofres públicos. No entanto, ele deixou de efetuar o pagamento das obrigações devidas e as quais estão vinculadas por força da relação contratual pública mantida com a Eletrobras. Para piorar, não se sabe para que foi destinado o valor a ser pago à empresa”, disse o membro do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL)
O promotor tomou conhecimento da dívida a partir da representação que a Eletrobras formulou ao MPE/AL em 2013, denunciando a situação de inadimplência na qual se encontrava a maioria dos municípios alagoanos. Na ocasião, a empresa discriminou a dívida de cada prefeitura municipal por competências e valores, inclusive juros, multa e correções monetárias.
Segundo Sóstenes Araújo, o Ministério Público de Contas de Alagoas também representou o gestor e deu a ele novo prazo para se manifestar a respeito da denúncia da Eletrobras de que o débito não estaria com a exibilidade suspensa por decisão judicial. No entanto, Renato Tadeu deixou de apresentar qualquer justificativa para a instituição ministerial.
O Município de Coqueiro Seco é termo da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Norte.
Últimas notícias
Suspeito de assaltos é espancado com barra de ferro no meio da Av. Menino Marcelo, em Maceió
Pai sofre AVC após ser violentamente agredido pelo próprio filho no Village Campestre
Morte de casal no Sertão: homem teria matado mulher e tirado a própria vida, diz polícia
Briga por som alto termina em pancadaria e racismo em Arapiraca: ‘macaca, não gosto de negro'
Homem ameaça esposa e filha com faca e é preso após vizinha chamar a polícia em Arapiraca
Com vale-livro inédito , alunos da Rede Municipal de Santana do Ipanema participam da 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
