Estudantes das escolas Sesi/Senai embarcam para Olimpíada Brasileira de Robótica
As equipes das escolas Ebep Sesi/Senai de Marechal Deodoro e Atalaia, que representarão Alagoas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), embarcaram nesta quarta-feira, 28, para Uberlândia, com o sonho de carimbar o passaporte para a competição mundial, em 2016, na Alemanha. A etapa nacional acontece de 29 de outubro a 1º de novembro.
A confiança de conquistar a vaga na Robocup 2016 é fruto do bom resultado conquistado na competição estadual e, sobretudo, da dedicação nos treinamentos. Para serem os melhores do país, os estudantes das escolas Sesi/Senai estudaram até nos fins de semana e dispensaram alguns feriados.
A garotada da Tecmade (Marechal Deodoro), grande campeã da olimpíada estadual, treinou pesado para a competição. “Estou confiante, treinamos muito para dar o nosso melhor”, destacou Karolaine Lima. Ela diz que a participação nas Olimpíadas de Robótica estimula o aprendizado.
“A gente aprende mais no ensino das disciplinas básicas e se prepara melhor para o Enem porque a Robótica envolve conhecimentos em Física, Matemática, Raciocínio Lógico, entre outras áreas”, revela. Ela e os colegas Cleidson dos Santos, Denilson Sena e Taynara Maria, do 3º ano e dos cursos técnicos de Segurança no Trabalho e Redes de Computadores, estão ansiosos.
Apesar da competição estadual ter sido concluída poucos dias antes da nacional, o treinador da equipe, professor Eduardo Cerqueira, afirma que os alagoanos estão bem preparados.
“Trabalhamos o nosso melhor e estamos confiantes de chegar ao mundial. Fui árbitro da olimpíada estadual em outro estado e percebi que, apesar de eles terem um parque industrial mais desenvolvido que o de Alagoas, nosso nível está acima”, destacou.
“Nosso objetivo é superar os limites. O esforço foi grande. Durante o treinamento, simulamos todos os obstáculos que encontraremos na etapa nacional e analisamos nossos erros no sentido de nos aprimorar”, disse João Victor, que cursa o 3º ano do ensino médio juntamente com o curso técnico de Tecnologia da Informação na Escola Ebep Atalaia. Ele é da equipe Atabótica, segunda colocada no estadual e que, devido ao desempenho na competição, recebeu convite para o Brasileiro.
“Nossa expectativa é representar bem o Sistema Fiea. Desde abril fizemos uma seleção e iniciamos um trabalho que incluiu simulados e competições em parceria com a escola de Marechal Deodoro”, explicou o professor André Luiz Acioli, treinador da equipe, que é formada, ainda, pelos garotos Claudemir Duarte (1º ano/Segurança no Trabalho), Otávio Neto (3º ano/TI) e Felipe Cabral (2º ano/TI).
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
