Ministério Público pede suspensão de festa em Pilar

A campanha eleitoral 2016 ainda nem começou, mas para o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), já tem candidato querendo chamar a atenção dos eleitores. No município do Pilar, o servidor público Paulo Cavalcante Soares estava programando realizar um grande evento festivo na noite desta sexta-feira (26), inclusive com a participação de bandas, porém, ao saber da sua intenção de disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, a Promotoria de Justiça do Pilar ingressou com uma representação por propaganda eleitoral antecipada com pedido de liminar e, após analisar o documento, o juiz Sandro Augusto Santos acatou os argumentos do MPE/AL e proibiu a realização da festa.
“Desde o início do ano, como é comum em qualquer ano eleitoral, os pretensos candidatos a cargos eletivos já começam a se articular a fim de lançar suas candidaturas e angariar votos, não sendo incomum práticas subreptícias de atos e promoções de festejos e eventos destinados a conquistar antecipadamente votos. Com efeito, o representado, na qualidade de assessor do prefeito de Pilar, numa demostração clara e inequívoca de vir a ser candidato a vereador nas próximas eleições, fato de conhecimento público, já fez distribuição de adesivos com propaganda subliminar e iniciou trativas para captação de ilícita de fotos. Dando sequência a sua 'campanha', o representado resolveu realizar uma grande festa na cidade, no dia 26/02/2016, consistente em um verdadeiro arrastão, com a participação de várias bandas musicais de artistas renomados, tendo para tanto, 'convidado' a comunidade, através de carros de som”, explicou o promotor Jorge Dórea, na representação encaminhada ao Juízo daquela cidade.
Segundo o promotor, tal evento tinha o objetivo de reunir mais 2 mil pessoas e três bandas musicais em um show que tinha previsão de acontecer por cerca de 10 horas. “É realmente de se indagar qual o propósito de tamanha concentração de pessoas e da quantidade de horas e bandas a tocar num evento particular sem nenhum vínculo com festividades tradicionais, religiosas ou comemorativas. Inclusive, é preciso se registrar que esta festa não foi realizada em anos anteriores, não havendo motivo, portanto, para tamanha concentração e pirotecnia, que não sejam interesses eleitoreiros, o que não deve ser permitido pela Justiça Eleitoral”, argumentou o representante do MPE/AL.
“O MP tem legitimidade para atuar no presente pleito em face de sua destinação constitucional de defensor do regime democrático, donde se afigura que o gravíssimo fato aqui narrado, atenta, a toda evidência, contra a democracia, posto que tolhe o direito do cidadão em fazer suas escolhas livremente, sem opressões e sem manipulações, pois a finalidade da presente representação é, a toda evidência, a de proibir a propaganda extemporânea e evitar o desequilíbrio em campanhas eleitorais entre os futuros candidatos”, completou Jorge Dórea.
Campanha só começa no 2º semestre
O promotor foi mais além em sua representação e lembrou que o mês ainda é o de fevereiro, ou seja, a campanha eleitoral só começa no 2º semestre. “Em função do período, qualquer ato que indique ou acene como propaganda eleitoral neste momento se configura ilegal e merece ser reprimido, haja vista que essa propaganda antecipada tem o efeito de influir as massas e incutir nas mesmas a ideia da informação veiculada. Portanto, não importa se o pré-candidato pede votos. Essa pretensão é manifestada de forma dissimulada”, afirmou o promotor de Justiça.
O pedido feito pelo MPE/AL
O Ministério Público pediu a proibição imediata da festa e que o Poder Judiciário aplique o pagamento de multa, conforme dispõe legislação específica, em caso de descumprimento da decisão. O prejuízo pecuniário ao pré-candidato pode variar entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.
Com base em todos esses argumentos apresentados pela Promotoria de Justiça do Pilar, o juiz Sandro Augusto Santos determinou a suspensão da festa, sob pena de aplicar as sanções previstas em lei.
Últimas notícias

Ingrid Guimarães diz ter passado por 'situação abusiva' com companhia aérea durante voo

Caso Vitória: pai da jovem é incluído na lista de suspeitos do crime

Arapiraca conquista selo internacional de sustentabilidade com apoio de Daniel Barbosa

Prefeitura de Arapiraca inicia entrega dos carnês do IPTU Premiado 2025

Fernanda Lima nega ciúmes de Rodrigo Hilbert: 'Se for ciumenta, nem acordo'

Educação convoca 40 merendeiras aprovadas na prova prática do PSS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
