Polícia

Presos serão transferidos do Complexo de Delegacias, em Mangabeiras

Por 7 Segundos 13/04/2016 18h06

Os 23 presos que ocupam as duas celas do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro da Mangabeiras, realizaram na tarde desta quarta-feira (13), protestos ao perceberem a presença da imprensa no prédio.

As celas, que deveriam funcionar como prisão provisória de um período máximo de 24 horas, estão sendo utilizadas para a carceragem de detentos que estão há mais de uma semana. A capacidade máxima seria para oito detentos. 

Entre os presos, um já está preso há seis meses no local. Por falta de espaço, os presos se reservam para descansar, muitos ficam em pé na cela. Há presos doentes no local.

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) denuncia a superlotação de presos e condições estruturais precárias no complexo.

A carceragem apresenta problemas hidráulicos e precária estrutura física. Não há espaço para contenção para segurança. A parede da carceragem está localizada ao lado de um posto de combustível, o que torna o ambiente propício para fugas. Já ocorreram duas fugas de presos por conta da fragilidade do local e da superlotação. As celas são insalubres e possuem altas temperaturas que podem chegar até 40º C.

Os policiais civis relataram que o Code está com presos de alta periculosidade, autores de diversos crimes, incluindo assaltos e homicídios. No plantão da Delegacia de Fragrantes II, existe um policial civil.

O responsável pela custódia, afirmou que ainda hoje cerca de 20 presos serão transferidos para o sistema prisional.