Coordenação de Arranjos Produtivos Locais participa de Oficina de Trabalho Nacional
A equipe de coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) de Alagoas, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), participou nessa sexta-feira (15) de uma Oficina de Trabalho Nacional para fortalecer as diversas estratégias territoriais e iniciativas que potencializem o desenvolvimento produtivo da região Nordeste.
A agenda de atividades do encontro teve início na quarta- feira (14), na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife.
Promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Integração Nacional (MI), a ação promoveu a aliança de programas federais, além da discussão de trabalhos planejados, da articulação entre as instituições, o planejamento territorial e o fomento das atividades, estabelecendo uma agenda de cooperação e integrando as iniciativas dos estados.
“Vários temas estão sendo abordados, mas sempre focado na inovação, competitividade, lucratividade e diferenciação. Trata-se de um desenho da política regional, primando pela convergência entre diferentes áreas do governo, e de atores do setor produtivo. Entendemos que as instituições não precisam mudar, apenas integrar ações para os territórios e estabelecer articulações que potencializem os núcleos produtivos”, ressaltou a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas.
Na ocasião, os gestores Cristian Cavalcante e Reginaldo Guedes apresentaram, ainda, as experiências exitosas de Alagoas com os APLs Apicultura e Ovinocaprinocultura no Sertão.
De acordo com a superintendente, a convergência e parceria com outros órgãos também foram destacadas durante o encontro. “A sensibilização de todos os atores envolvidos é importante para mobilizar o segmento em prol de um trabalho de excelência, construindo juntos um cenário regional de avanços por uma Alagoas melhor”.
Representando o estado, além da coordenação do PAPL, estiveram presentes técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) e Sebrae.