Coordenação de Arranjos Produtivos Locais participa de Oficina de Trabalho Nacional

A equipe de coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) de Alagoas, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), participou nessa sexta-feira (15) de uma Oficina de Trabalho Nacional para fortalecer as diversas estratégias territoriais e iniciativas que potencializem o desenvolvimento produtivo da região Nordeste.
A agenda de atividades do encontro teve início na quarta- feira (14), na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife.
Promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Integração Nacional (MI), a ação promoveu a aliança de programas federais, além da discussão de trabalhos planejados, da articulação entre as instituições, o planejamento territorial e o fomento das atividades, estabelecendo uma agenda de cooperação e integrando as iniciativas dos estados.
“Vários temas estão sendo abordados, mas sempre focado na inovação, competitividade, lucratividade e diferenciação. Trata-se de um desenho da política regional, primando pela convergência entre diferentes áreas do governo, e de atores do setor produtivo. Entendemos que as instituições não precisam mudar, apenas integrar ações para os territórios e estabelecer articulações que potencializem os núcleos produtivos”, ressaltou a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas.
Na ocasião, os gestores Cristian Cavalcante e Reginaldo Guedes apresentaram, ainda, as experiências exitosas de Alagoas com os APLs Apicultura e Ovinocaprinocultura no Sertão.
De acordo com a superintendente, a convergência e parceria com outros órgãos também foram destacadas durante o encontro. “A sensibilização de todos os atores envolvidos é importante para mobilizar o segmento em prol de um trabalho de excelência, construindo juntos um cenário regional de avanços por uma Alagoas melhor”.
Representando o estado, além da coordenação do PAPL, estiveram presentes técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) e Sebrae.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
