Alagoas

Fluxo de turistas na região dos Quilombos aumenta 11% no primeiro trimestre de 2016

Por Redação com Agência Alagoas 22/04/2016 19h07
Fluxo de turistas na região dos Quilombos aumenta 11% no primeiro trimestre de 2016
Importância cultural da Serra da Barriga chama a atenção de todo o mundo. - Foto: Neno Canuto

Consolidada pelo turismo étnico e cultural, a região Quilombola de Alagoas se destaca como berço da resistência negra e, em sua essência, guarda o passado de luta e tradição do povo alagoano. De acordo com um balanço divulgado, nesta sexta-feira (22), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), sobre o fluxo turístico no município de União dos Palmares, o primeiro trimestre de 2016 apresentou um aumento de 11% no número de visitas ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga.

Nos três primeiros meses do ano, o destino alcançou a marca de 2.386 mil visitantes, 240 a mais se comparado ao mesmo período de 2015, que teve 2.146 mil turistas. Entre os visitantes, a maioria são os próprios alagoanos, que representam 1.177 do número total. Os estados de São Paulo, Pernambuco e Sergipe ficam logo abaixo de Alagoas no ranking de mercado emissores, com 585, 131 e 88 visitantes, respectivamente.

“O desenvolvimento turístico da região dos Quilombos tem avançado através dos segmentos de ecoturismo, turismo cultural, turismo gastronômico e de aventura, gerando maior procura pelo destino entre os próprios alagoanos, que desejam conhecer um pouco mais sobre a Serra da Barriga, espaço importantíssimo para a história de Alagoas e do Brasil”, afirma a gerente de Qualificação da Sedetur, Mell Bezerra.

Entre os principais mercados emissores internacionais para a região dos Quilombos estão: Portugal, Argentina, Estados Unidos, Suiça, Itália e Japão.

Os dados são fornecidos pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, por meio da Secretaria de Turismo do município.