Alagoas

IML registra aumento em vítimas lesionadas no trânsito

Imprudência e falta de equipamentos aumentam o risco e a gravidade dos ferimentos

Por Agência Alagoas 18/05/2016 14h02
IML registra aumento em vítimas lesionadas no trânsito
- Foto: Divulgação

Dados estatísticos da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, através do Serviço de Agendamento para Exames de Lesão Corporal em vítimas de acidente de trânsito, apontam que esses tipos de exames representam 30% do volume de atendimento do Instituto Médico Legal (IML) da capital.

O serviço funciona há dois anos no IML e tem ocorrido um número elevado de marcações de exames dessa natureza.

Em 2014, só a Delegacia de Acidentes de Trânsito da capital encaminhou para o IML 597 vítimas para exames. No ano seguinte (2015), esse número aumentou para 614, e este ano já foram encaminhadas pela mesma delegacia 190 pessoas.

De acordo com o perito médico-legista Avelar de Holanda Júnior, gerente de perícias em vivos do IML, em sua maioria são vítimas de atropelamento, colisão, abalroamento, choque com objeto fixo, capotagem e tombamento. A pesquisa ainda mostra que a predominância das vítimas é do sexo masculino, principalmente entre 15 e 45 anos de idade, ou seja, pessoas que estão na idade produtiva e que se tornaram vítimas da violência no trânsito.

“Muitos dessas vítimas ficam incapacitadas temporariamente ou com debilidades permanentes para o trabalho para a função que exercia, obrigando uma mudança de rotina com reabilitação e readaptações na sua vida,“ explicou o médico.
Avelar chamou a atenção para os casos de atendimento em motoqueiros envolvidos em acidentes. Segundo o médico, foi o número que mais cresceu na capital e, principalmente, no interior do Estado com o aumento nas vendas desse tipo de veículo.

“Com a facilidade de financiamento e aquisição desse tipo de veículo, muitas pessoas trocaram cavalos por motos e, com isso, os acidentes aumentaram. Aqui no IML já registramos vários tipos de casos, a maioria acidentes por imprudência. Também observamos a falta de equipamentos de segurança como capacete com viseira, casaco de couro, botas e luvas.”

O médico-legista fez questão de ressaltar a importância do uso equipamentos de segurança individual, porque, num eventual acidente, a utilização desses acessórios é extremamente eficaz na prevenção de traumatismos cranianos, na redução da gravidade das lesões e na preservação da vida.