Preço do feijão dispara em AL; alimento pode ser substituído por outras leguminosas
Custo elevado faz consumidor optar por substituições; grão de bico e ervilha são boas opções, afirma nutricionista
Um dos alimentos mais tradicionais e populares do Brasil está com o preço nas alturas. Em Alagoas, o valor do feijão chega a custar mais de R$10 reais em alguns supermercados. Com a crise em alta, o consumidor opta por substituições. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplag), a alta do alimento pode chegar a 90% a depender do tipo de feijão escolhido.
Segundo economistas, a alta no preço é por conta do excesso de chuvas nas regiões sul e sudeste e estiagem na região nordeste. O problema acaba gerando uma queda na oferta e a demanda, que permanece a mesma, proporciona uma elevação gradual nos preços.
No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que existe a possibilidade de economizar e se manter saudável com muito sabor e vitamina por meio da ingestão de outras leguminosas. A nutricionista Samara Bomfim recomenda variar o tipo de leguminosa ingerida diariamente, a fim de aumentar a diversidade dos nutrientes consumidos.
“As pessoas que, por algum motivo, não possam consumir o feijão, podem substituir por outros alimentos como o grão de bico, lentilha e ervilha. Além disso, existe a possibilidade de variar os tipos de feijões consumidos, que pode ser o branco, preto, carioca, de corda e fradinho”, disse.
“As leguminosas são consideradas boas fontes de proteína de origem vegetal que, quando associadas ao consumo de cereais, como o arroz, milho, aveia e farinha, ofertam aminoácidos de extrema importância para a saúde. Além disso, as leguminosas são fontes de vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio e fibras. O moderado valor calórico e a boa quantidade de fibras faz desse alimento um alimento com alto teor de saciedade”, complementou.
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
