Preço do feijão dispara em AL; alimento pode ser substituído por outras leguminosas
Custo elevado faz consumidor optar por substituições; grão de bico e ervilha são boas opções, afirma nutricionista

Um dos alimentos mais tradicionais e populares do Brasil está com o preço nas alturas. Em Alagoas, o valor do feijão chega a custar mais de R$10 reais em alguns supermercados. Com a crise em alta, o consumidor opta por substituições. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplag), a alta do alimento pode chegar a 90% a depender do tipo de feijão escolhido.
Segundo economistas, a alta no preço é por conta do excesso de chuvas nas regiões sul e sudeste e estiagem na região nordeste. O problema acaba gerando uma queda na oferta e a demanda, que permanece a mesma, proporciona uma elevação gradual nos preços.
No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que existe a possibilidade de economizar e se manter saudável com muito sabor e vitamina por meio da ingestão de outras leguminosas. A nutricionista Samara Bomfim recomenda variar o tipo de leguminosa ingerida diariamente, a fim de aumentar a diversidade dos nutrientes consumidos.
“As pessoas que, por algum motivo, não possam consumir o feijão, podem substituir por outros alimentos como o grão de bico, lentilha e ervilha. Além disso, existe a possibilidade de variar os tipos de feijões consumidos, que pode ser o branco, preto, carioca, de corda e fradinho”, disse.
“As leguminosas são consideradas boas fontes de proteína de origem vegetal que, quando associadas ao consumo de cereais, como o arroz, milho, aveia e farinha, ofertam aminoácidos de extrema importância para a saúde. Além disso, as leguminosas são fontes de vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio e fibras. O moderado valor calórico e a boa quantidade de fibras faz desse alimento um alimento com alto teor de saciedade”, complementou.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
