Preço do feijão dispara em AL; alimento pode ser substituído por outras leguminosas
Custo elevado faz consumidor optar por substituições; grão de bico e ervilha são boas opções, afirma nutricionista
Um dos alimentos mais tradicionais e populares do Brasil está com o preço nas alturas. Em Alagoas, o valor do feijão chega a custar mais de R$10 reais em alguns supermercados. Com a crise em alta, o consumidor opta por substituições. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplag), a alta do alimento pode chegar a 90% a depender do tipo de feijão escolhido.
Segundo economistas, a alta no preço é por conta do excesso de chuvas nas regiões sul e sudeste e estiagem na região nordeste. O problema acaba gerando uma queda na oferta e a demanda, que permanece a mesma, proporciona uma elevação gradual nos preços.
No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que existe a possibilidade de economizar e se manter saudável com muito sabor e vitamina por meio da ingestão de outras leguminosas. A nutricionista Samara Bomfim recomenda variar o tipo de leguminosa ingerida diariamente, a fim de aumentar a diversidade dos nutrientes consumidos.
“As pessoas que, por algum motivo, não possam consumir o feijão, podem substituir por outros alimentos como o grão de bico, lentilha e ervilha. Além disso, existe a possibilidade de variar os tipos de feijões consumidos, que pode ser o branco, preto, carioca, de corda e fradinho”, disse.
“As leguminosas são consideradas boas fontes de proteína de origem vegetal que, quando associadas ao consumo de cereais, como o arroz, milho, aveia e farinha, ofertam aminoácidos de extrema importância para a saúde. Além disso, as leguminosas são fontes de vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio e fibras. O moderado valor calórico e a boa quantidade de fibras faz desse alimento um alimento com alto teor de saciedade”, complementou.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
