Geral

Preço do feijão dispara em AL; alimento pode ser substituído por outras leguminosas

Custo elevado faz consumidor optar por substituições; grão de bico e ervilha são boas opções, afirma nutricionista

Por 7 Segundos 09/06/2016 11h11
Preço do feijão dispara em AL; alimento pode ser substituído por outras leguminosas
- Foto: Reprodução/Internet

Um dos alimentos mais tradicionais e populares do Brasil está com o preço nas alturas. Em Alagoas, o valor do feijão chega a custar mais de R$10 reais em alguns supermercados. Com a crise em alta, o consumidor opta por substituições. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplag), a alta do alimento pode chegar a 90% a depender do tipo de feijão escolhido.

Segundo economistas, a alta no preço é por conta do excesso de chuvas nas regiões sul e sudeste e estiagem na região nordeste. O problema acaba gerando uma queda na oferta e a demanda, que permanece a mesma, proporciona uma elevação gradual nos preços.

No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que existe a possibilidade de economizar e se manter saudável com muito sabor e vitamina por meio da ingestão de outras leguminosas. A nutricionista Samara Bomfim recomenda variar o tipo de leguminosa ingerida diariamente, a fim de aumentar a diversidade dos nutrientes consumidos.

“As pessoas que, por algum motivo, não possam consumir o feijão, podem substituir por outros alimentos como o grão de bico, lentilha e ervilha. Além disso, existe a possibilidade de variar os tipos de feijões consumidos, que pode ser o branco, preto, carioca, de corda e fradinho”, disse.

“As leguminosas são consideradas boas fontes de proteína de origem vegetal que, quando associadas ao consumo de cereais, como o arroz, milho, aveia e farinha, ofertam aminoácidos de extrema importância para a saúde. Além disso, as leguminosas são fontes de vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio e fibras. O moderado valor calórico e a boa quantidade de fibras faz desse alimento um alimento com alto teor de saciedade”, complementou.