Programa Coração de Estudante é implantado em Alagoas

O Serviço de Cardiopediatria de Alagoas ganha reforço com o lançamento do Programa Coração de Estudante que tem como objetivo identificar precocemente doenças de cardiopatia congênita em crianças de 3 a 5 anos de idade. A solenidade aconteceu nessa sexta (10) em Marechal Deodoro.
Marechal Deodoro é o primeiro município contemplado com o programa, promovido pela Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Segundo o presidente de honra da Cordial, o cardiologista José Wanderley Neto, a iniciativa vai percorrer todos os municípios alagoanos, levando saúde e, sobretudo, cidadania à população.
“A nossa meta é realizar a busca ativa de crianças que podem estar com doença cardíaca silenciosa”, esclareceu Wanderley. Isso, porque, caso o problema de saúde apenas seja descoberto na fase adulta, a possibilidade de cura diminui significativamente. Ele assegurou que a criança que apresentar qualquer cardiopatia tem o acompanhamento integral assegurado.
O gerente executivo da Cordial, Otoni Veríssimo, informou que está previsto o atendimento de cerca de 400 crianças para realizar a ausculta do coração. Caso seja apresentado algum problema, a criança vai ser encaminhada ao ambulatório clínico do Hospital do Coração de Alagoas (HCor/AL), por meio do convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A pequena Paula Fernandes, 3 anos de idade, foi uma das crianças que participaram da ação. A dona de casa Josilene Pereira, mãe de Paula, procurou o serviço porque o esposo apresentou problema cardíaco. “Trouxe minha filha para tirar a dúvida, já que tem caso de cardíaco na família”, contou ela, que aprovou a ação, principalmente porque aconteceu perto de casa.
Assim como Paula, outros alunos da rede pública de Marechal Deodoro receberam atendimentos cardiológicos na Escola Professora Lucas, no bairro Taperaguá. O presidente da Cordial ressaltou ainda que é importante o contato com os estudantes e professores, porque eles podem ser uma extensão dos cuidados com a saúde. Por isso, além das consultas, foram promovidas palestras de prevenção à doença e noções de primeiros-socorros aos pais e professores.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, confirmou total apoio à proposta que funciona com a integração entre a Cordial, a Sesau e o município. “O serviço é muito importante, principalmente por se tratar do cuidado com as crianças e a proposta de prevenção, o que vai beneficiar o futuro da saúde da população deodorense”, afirmou o prefeito.
Serviço - A inciativa tem a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Hospital do Coração de Alagoas (HCor) e a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro. As crianças serão encaminhadas para atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), caso seja identificado o problema cardíaco, sendo acompanhada desde a assistência clínica até o caso cirúrgico, para que se resolva o problema.
Cardiopatia congênita - A cardiopatia é uma anomalia na formação do coração da criança ainda no útero, podendo ser diagnosticado do nascimento até os cinco anos de idade. Quanto mais cedo for identificada há mais chances de ter uma recuperação com sucesso. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 23 mil crianças nascem com enfermidades cardíacas e 80% precisam fazer algum tipo de cirurgia durante o desenvolvimento.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
