Saída da Força Nacional não reduz a segurança em Alagoas, afirma Lima Júnior
Força Nacional deixa Alagoas para garantir a ordem nos Jogos Olímpicos do RJ
Como uma das estratégias para garantir a segurança nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o Ministério da Justiça e Cidadania determinou a transferência temporária da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) de Alagoas para o Rio de Janeiro. Questionado sobre o assunto durante uma entrevista concedida à TV Ponta Verde, nessa quarta-feira (29), o coronel Lima Júnior tranquilizou a população valorizando as tropas locais, embora fazendo menção à importância do reforço com o efetivo federal.
"A saída da Força já era algo cogitado, visto a necessidade de reforço para as Olimpíadas. A tropa reforça na operacionalidade, mas a redução dos índices de violência em Alagoas não ocorre por ela. São os nossos policiais, bombeiros e integrantes da Perícia local os responsáveis. Lógico que a Força contribui e esperamos que retorne, no entanto, a população pode ficar tranquila que temos planos sendo colocados em ação", enfatizou o secretário.
Lima Júnior também ressaltou o anúncio da construção de várias unidades de Centros Integrados da Segurança Pública (Cisps) nos municípios alagoanos como um dos compromissos do governador Renan Filho para a melhoria da segurança pública. Como exemplo, Lima Júnior citou as ordens de serviço assinadas nos municípios de Girau do Ponciano e São José da Tapera, na última segunda-feira (27), assim como lembrou das próximas assinaturas em Murici e São José da Laje, que ocorrem nesta quinta-feira (30).
"Passamos muitos anos sem reformas e com unidades em péssimas condições. Mas o governador Renan Filho vem mudando isso com reformas, implantação de delegacias e agora com a construção dos centros integrados. Seis no início, mas 30 Cips em sua gestão", ressaltou.
Outro assunto mencionado na entrevista foi o das fugas no Complexo de Delegacias Especiais (Code), no bairro Mangabeiras, em Maceió. Em relação a isso, Lima Júnior falou de ações já postas em prática, em parceria com o secretário Marcos Sérgio, da Ressocialização. "Temos trabalhado para resolver o problema da superlotação e mantido a determinação de 45 presos na Casa de Custódia, no Jacintinho. O secretário Marcos Sérgio tem aberto vagas no sistema prisional e isso também ajuda nas Centrais de Flagrantes", ressaltou Lima Junior.
Os índices de violência também foram abordados na entrevista. "Desde o início do Governo, a segurança tem dado respostas. No ano passado, reduzimos tudo. Este ano, o trabalho tem continuidade e, sobre crimes violentos, Maceió mantém declínio nas estatísticas. Já em Alagoas como um todo, estamos trabalhando fortemente para melhorar os índices neste mês de junho”, afirmou.
O secretário ainda foi questionado sobre assaltos a coletivos na capital. “Sobre isso, temos um problema. Além de ser um crime rápido, em qual o sujeito sobe em um ponto de ônibus e desce no próximo, a maioria dos assaltos é cometida por menores. Eles são levados até a delegacia, mas em seguida liberados. O que instiga a reincidência no tipo de infração ", esclarece o secretário.
Lima Junior disse que a SSP tem mantido um diálogo constante com a Vara da Infância e da Juventude para garantir punição a menores que reincidam em assaltos e outros delitos. Para finalizar, o secretário informou que o governador Renan Filho já autorizou a confecção de editais para concursos nas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Pericia Oficial.
Últimas notícias
Embriagado e armado com foice, pai ameaça o próprio filho de morte em Arapiraca
Homem é preso por tráfico e agride policiais durante abordagem em Arapiraca
Família faz apelo para custear cirurgia de jovem que fraturou vértebra após grave acidente de moto em Arapiraca
Jovem é preso e adolescente é apreendido com mais de 20 pedras de crack em Arapiraca
Homem sofre tentativa de homicídio e tiros atingem porta de casa em Arapiraca
Homem com tornozeleira eletrônica cai do telhado ao tentar fugir da polícia por tráfico de drogas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
