Saída da Força Nacional não reduz a segurança em Alagoas, afirma Lima Júnior
Força Nacional deixa Alagoas para garantir a ordem nos Jogos Olímpicos do RJ

Como uma das estratégias para garantir a segurança nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o Ministério da Justiça e Cidadania determinou a transferência temporária da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) de Alagoas para o Rio de Janeiro. Questionado sobre o assunto durante uma entrevista concedida à TV Ponta Verde, nessa quarta-feira (29), o coronel Lima Júnior tranquilizou a população valorizando as tropas locais, embora fazendo menção à importância do reforço com o efetivo federal.
"A saída da Força já era algo cogitado, visto a necessidade de reforço para as Olimpíadas. A tropa reforça na operacionalidade, mas a redução dos índices de violência em Alagoas não ocorre por ela. São os nossos policiais, bombeiros e integrantes da Perícia local os responsáveis. Lógico que a Força contribui e esperamos que retorne, no entanto, a população pode ficar tranquila que temos planos sendo colocados em ação", enfatizou o secretário.
Lima Júnior também ressaltou o anúncio da construção de várias unidades de Centros Integrados da Segurança Pública (Cisps) nos municípios alagoanos como um dos compromissos do governador Renan Filho para a melhoria da segurança pública. Como exemplo, Lima Júnior citou as ordens de serviço assinadas nos municípios de Girau do Ponciano e São José da Tapera, na última segunda-feira (27), assim como lembrou das próximas assinaturas em Murici e São José da Laje, que ocorrem nesta quinta-feira (30).
"Passamos muitos anos sem reformas e com unidades em péssimas condições. Mas o governador Renan Filho vem mudando isso com reformas, implantação de delegacias e agora com a construção dos centros integrados. Seis no início, mas 30 Cips em sua gestão", ressaltou.
Outro assunto mencionado na entrevista foi o das fugas no Complexo de Delegacias Especiais (Code), no bairro Mangabeiras, em Maceió. Em relação a isso, Lima Júnior falou de ações já postas em prática, em parceria com o secretário Marcos Sérgio, da Ressocialização. "Temos trabalhado para resolver o problema da superlotação e mantido a determinação de 45 presos na Casa de Custódia, no Jacintinho. O secretário Marcos Sérgio tem aberto vagas no sistema prisional e isso também ajuda nas Centrais de Flagrantes", ressaltou Lima Junior.
Os índices de violência também foram abordados na entrevista. "Desde o início do Governo, a segurança tem dado respostas. No ano passado, reduzimos tudo. Este ano, o trabalho tem continuidade e, sobre crimes violentos, Maceió mantém declínio nas estatísticas. Já em Alagoas como um todo, estamos trabalhando fortemente para melhorar os índices neste mês de junho”, afirmou.
O secretário ainda foi questionado sobre assaltos a coletivos na capital. “Sobre isso, temos um problema. Além de ser um crime rápido, em qual o sujeito sobe em um ponto de ônibus e desce no próximo, a maioria dos assaltos é cometida por menores. Eles são levados até a delegacia, mas em seguida liberados. O que instiga a reincidência no tipo de infração ", esclarece o secretário.
Lima Junior disse que a SSP tem mantido um diálogo constante com a Vara da Infância e da Juventude para garantir punição a menores que reincidam em assaltos e outros delitos. Para finalizar, o secretário informou que o governador Renan Filho já autorizou a confecção de editais para concursos nas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Pericia Oficial.
Últimas notícias

Hemoal vai ao município de Porto Calvo coletar sangue nesta terça-feira (23)

Tempestade destelha fábrica da Toyota em Porto Feliz e causa transtornos na região

PC apura homicídio de homem enterrado em canavial na zona rural de Penedo

IMA multa e embarga área usada como lixão irregular na Barra de Santo Antônio

Duas mulheres são atropeladas em frente ao Hospital Metropolitano, em Maceió

Detran transforma praças do Sertão em salas de cinema e conscientiza sobre segurança no trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
