Alagoas

TJ/AL é um dos primeiros do País a integrar sistema do Escritório Digital

Advogados e operadores do Direito podem consultar processos de outros quatro Tribunais do Brasil em um único site

Por Ascom TJ/AL 05/07/2016 15h03
TJ/AL é um dos primeiros do País a integrar sistema do Escritório Digital
- Foto: Ascom TJ/AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) é o 5º do País a se integrar ao Escritório Digital, um software desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que integra vários sistemas processuais do Brasil. A partir desta terça-feira (5), advogados e operadores do Direito poderão consultar, em um só endereço eletrônico, processos dos Tribunais de Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

A Comissão de Virtualização do Poder Judiciário de Alagoas e a Diretoria Adjunta da Tecnologia da Informação (Diati) do TJ/AL reuniram esforços para realizar as adaptações necessárias para se integrar ao Escritório Digital.

Os advogados e demais operadores do Direito que tiverem interesse, podem acessar o portal através do link para realizar o cadastro. O acesso é feito por meio de login e senha ou por certificado digital, o que garante a segurança do procedimento.

Os serviços disponibilizados pelo TJ/AL através do novo sistema serão a consulta processual, inclusive leitura dos autos digitais, o peticionamento de intermediárias e a consulta de avisos pendentes. O Escritório Digital também integrará o e-SAJ (portal do Sistema de Automação da Justiça) e o Pje (Processo judicial eletrônico).

Por ser um projeto desenvolvido pelo CNJ, o usuário do Escritório Digital deve reportar problemas e pedidos de informações diretamente aos responsáveis, no CNJ, que farão o suporte e operacionalização do software. Desta forma, o acesso e operação ocorrerá através do portal do próprio Conselho e, ainda, pelo telefone (61) 2326-5353.

O uso do sistema e-SAJ continuará funcionando normalmente para as movimentações processuais no Poder Judiciário de Alagoas. Aqueles que optarem pelo Escritório Digital do CNJ também podem utilizar o e-SAJ.

De acordo com o CNJ, futuramente será disponibilizado a todos os cidadãos interessados em acompanhar a tramitação de processos.