Sistema de videomonitoramento será implantado em mais duas cidades de AL
Arapiraca e Barra de São Miguel também vão dispor de mais segurança em breve, segundo Conseg
As cidades de Arapiraca e Barra de São Miguel poderão contar, em breve, com sistema de videomonitoramento, segundo o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). A medida visa garantir mais segurança à população e diminir a criminalidade.
Segundo o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, o sistema impressiona pela abordagem de alta tecnologia em favor da segurança pública, na ordem de R$ 9 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp) e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) e será implantado em 120 dias, após a assinatura da ordem de serviço.
“Vai possibilitar trabalhar a segurança pública, como também, em tempo real, é um instrumento de fiscalização, monitoramento, filmagem, servindo para outras ações que o Governo do Estado possa implementar, de forma ágil. E a proposta da construção do Centro de Integração das Operações de Segurança Pública do Agreste será fundamental para trabalhar nas esferas estadual e municipal. Afinal, a redução da violência é um compromisso de todos,” ressaltou o vice-governador.
As ferramentas de videomonitoramento implantadas com pioneirismo resultaram na agilidade e eficácia das operações e fiscalizações de trânsito, tornando a capital, Maceió, modelo na utilização do sistema de monitoramento de imagens. Já em Arapiraca, o sistema vai dispor de inovações, tornando o sistema mais completo e eficaz, por meio de fibra óptica, conforme explica o engenheiro técnico responsável do Detran, Antônio Alberto de Souza.
“Além de incluirmos a cidade de Barra de São Miguel e a praia do Francês, é a inteligência do sistema, um grande diferencial. No novo formato tem-se um sistema interligado, lendo as placas em movimentação, além do monitoramento de imagens, com 50 câmeras em Arapiraca e mais 20 ao longo da rodovia Maceió – Arapiraca. O sistema alimenta continuamente a circulação de veículos. Então, quando ele confrontar com o boletim de ocorrência, onde informa as placas envolvidas com o crime, o sistema passa a fazer alertas e daí as forças de segurança terão esses relatórios prontos para agir de forma mais rápida,” explanou o engenheiro.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
