Justiça

Editora é condenada a indenizar consumidor por cobrança indevida de material bíblico

Consumidor descobriu que seu nome estava inscrito em sistemas de proteção ao crédito quando tentou adquirir uma motocicleta

Por Redação com TJ/AL 26/07/2016 14h02
Editora é condenada a indenizar consumidor por cobrança indevida de material bíblico
Indenização no valor de R$ 8 mil foi determinada pelo juiz Yulli Roter Maia.

A Mundial Editora foi condenada a pagar indenização de R$ 8 mil por fazer a cobrança indevida da venda de material bíblico. A decisão, do juiz da 2ª Vara Cível de União dos Palmares, Yulli Roter Maia, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira (26).

De acordo com os autos, o consumidor alegou que jamais fez transação comercial com a empresa, mas descobriu que teve seu nome inscrito nos cadastros de proteção ao crédito quando tentou adquirir uma motocicleta junto a uma revendedora, em União dos Palmares.

Em sua defesa, a empresa argumentou que o produto foi adquirido através de contato telefônico do consumidor com a Editora. No entanto, a negociação não foi comprovada, porque nenhuma gravação da suposta ligação foi apresentada.

Na decisão, o juiz considerou que é dever dos estabelecimentos comerciais proceder com diligência no exercício de suas atividades a fim de evitar, ou ao menos minimizar, prejuízos causados a vítimas de fraudes.