Centenas de pessoas comparecem a ato pró-impeachment na orla de Maceió

A mobilização prevista para às 09h deste domingo teve início após às 10h. Aos poucos os manifestantes convocados pelo Movimento Brasil em Maceió começaram a chegar para protestar contra a presidente afastada Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores (PT) e a corrupção. O ato que costumava acontecer em formato de passeata pela orla, desta vez ocorreu em apenas um local, o Corredor Vera Arruda na Jatiúca. O protesto não chegou a reunir milhares de pessoas como nas edições anteriores, segundo a coordenação, a manifestação mais enxuta era prevista. Com faixas, cartazes, bandeiras e trio elétrico o protesto tentava chamar a atenção dos motoristas e pedestres que passavam pela localidade.
“A gente esperava que a manifestação fosse menor. Nunca divulgamos a quantidade de pessoas, mas esperávamos que essa fosse menor primeiro porque muita gente está achando que o processo de impeachment já está concluído, segundo porque muitos estão nos esperando passar por outros pontos da orla como antes para aderir o ato e terceiro pela previsão do tempo, havia a possibilidade de chuva, até por isso preferimos ficar aqui e montar tendas para dar suporte”, explicou Marcelo Tavares, coordenador do Movimento Brasil em Maceió.
Aos poucos os manifestantes chegavam e logo se organizavam para protestar. A manifestação contou novamente com o famoso boneco inflável Pixuleco, além da cobra apelidada Jararaleco, mas a irreverência de alguns manifestantes também marcou o ato. Um comerciante, identificado como Pedro Fernandes, resolveu protestar de forma bem humorada. Fantasiado de ex-presidente Lula e algemado, ele se ajoelhava em frente ao boneco do juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato, pedindo um alívio nas investigações.
O Movimento Brasil tem como principal bandeira o impeachment de Dilma Rousseff. Essa é a sexta manifestação que vem acompanhando o processo, desde o encaminhamento das denúncias na Câmara Federal, com a abertura do processo no dia 17 de abril, até o andamento do impeachment no Senado, com admissibilidade aceita no dia 12 de maio. Defesa e acusação apresentaram suas alegações e nesta semana o processo chega a sua fase decisiva. Nesta terça-feira (02), o relator do processo, Antônio Anastasia, apresentará seu parecer, sobre a procedência ou não da denúncia contra a presidente afastada. A discussão sobre o parecer ocorre no dia seguinte e a votação na quinta-feira (04). Em caso de procedência, o rito entra em seus momentos finais, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Levandowisk, que assumira a presidência do Senado comandando o julgamento de Dilma.
Na última votação serão necessário dois terços, ou seja, 54 senadores a favor para que o impeachment seja confirmado. Dilma perderá o mandato e ficará inelegível por oito anos em caso de confirmação. Caso o processo seja rejeitado, ele será arquivado e a presidente será reconduzida ao caso.
O Movimento Brasil em Maceió está confiante na concretização do impeachment e já prepara um novo ato para acompanhar a votação no Senado. “A gente tinha programado esse ato de hoje há dois meses, porque a previsão era que a votação do julgamento ocorresse essa semana, mas houve atraso e agora a previsão é para o final do mês. Resolvemos manter a manifestação de hoje porque é uma semana também decisiva, mas no dia da votação final queremos novamente acompanhar os votos em uma manifestação no Alagoinha (na orla de Ponta Verde), como fizemos com a votação na Câmara. A expectativa é boa, pelo que acompanhamos temos mais de 60 votos a favor e são necessários 54”, finalizou Marcelo Tavares.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
