Procura por vacina contra o HPV tem sido pequena nas unidades atendidas pelo SUS em AL
A procura pela vacina contra o vírus HPV, que previne contra o papiloma vírus humano, que pode provocar o câncer de colo do útero, tem sido pequena nas unidades de saúde de todo o Estado ,onde está sendo ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O balanço negativo foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que faz um alerta sobre a importância da imunização.
De acordo com a assessora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Claudeane Nascimento, a vacina deve atingir uma cobertura vacinal de 31,8 mil crianças e adolescentes, sendo ministrada em duas doses. A primeira dose está com uma cobertura de 21,54% e a segunda – que deve ser aplicada seis meses após a primeira – está com apenas 10,13%.
“Esta situação é preocupante, porque a vacina, comprovadamente, é eficaz para prevenir o câncer de colo do útero, um dos que mais afetam as mulheres. Ela está disponível nos postos de saúde e os pais devem levar suas filhas para serem vacinadas”, evidenciou Claudeane Nascimento, ao destacar que a Sesau incentiva a realização de ações com as Redes Estadual e Municipais de Educação para atingir o público-alvo.

Sem efeitos colaterais
A assessora estadual do PNI ressaltou que a vacina contra o HPV age preventivamente e não possui efeitos colaterais em infecções pré-existentes ou em doenças já estabelecidas. “As famílias podem ficar certas da segurança do procedimento e levar suas filhas para garantir mais saúde e bem-estar no futuro”, reforçou.
Claudeane Nascimento lembrou ainda ser essencial que as meninas e familiares fiquem atentos ao calendário de vacinação e observem a data para a segunda dose. “A imunização só faz efeito quando o ciclo da vacina é cumprido rigorosamente”, reforçou, ao informar que a vacina adotada é do tipo quadrivalente e confere proteção contra quatro subtipos do vírus.
Vírus do HPV
O vírus do papiloma humano é transmitido na maioria das vezes de forma sexual e também de forma vertical, passando da mãe para o filho durante o parto. O HPV, quando não é tratado, é a principal causa de câncer de colo do útero. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o terceiro tipo de câncer feminino mais comum no Brasil.
Últimas notícias
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Verão Massayó
Programa Celular Seguro recupera cerca de 2,4 mil aparelhos roubados ou furtados em Alagoas
Britney Spears fala em voltar aos palcos, mas exclui um país da rota
Cervo 'minúsculo' encara rinoceronte de 1,7 tonelada e cena viraliza
'Na estrada com 15 leitão': pai de escritora engana golpista no WhatsApp
Ex-participante icônica é confirmada e volta ao jogo no BBB26
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
