Rio monta megaoperação por abertura da Olimpíada, e Paes pede: evitem sair
Festa acontecerá no estádio do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro, a partir das 20h
“Evitem grandes deslocamentos”. Esse é o principal conselho do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, à população da cidade para esta sexta-feira (5), dia da abertura dos Jogos Olímpicos de 2016.
A festa acontecerá no estádio do Maracanã, na zona norte do Rio, a partir das 20h. Contudo, mexerá com o cotidiano da cidade toda, durante todo o dia. Só na sexta, haverá fechamento de ruas, restrições para estacionamento e também protestos contra a Rio-2016.
Por tudo isso, o próprio prefeito pediu a paciência dos moradores. Solicitou ainda que eles só saiam de casa caso seja necessário. "Faço um apelo à população: curta o dia perto de casa", afirmou Paes.
Feriado em dia de festa
Por conta da cerimônia de abertura da Olimpíada, Paes decretou feriado no Rio. Nenhuma empresa ou órgão público que não tenha relação direta com a organização dos Jogos Olímpicos funciona nesta sexta justamente para reduzir os deslocamentos de cariocas durante o dia da abertura da Rio-2016. A festa é o maior evento dos Jogos Olímpicos. Reunirá quase 10 mil atletas, 60 mil espectadores e dezenas de chefes de Estado. Fazer todas essas pessoas chegarem ao Maracanã com tranquilidade é um desafio. Para o prefeito, a melhor maneira de enfrenta-lo é dando um dia descanso compulsório à população.
Bloqueios de rua
Também para evitar congestionamentos no entorno do Maracanã, a prefeitura decidiu bloquear o tráfego e restringir o estacionamento em ruas nas proximidades do estádio. Desde a meia-noite desta sexta-feira, só moradores cadastrados podem chegar perto do Maracanã de carro. Às 6h, a restrição de acesso fica ainda ampla, abrangendo ainda mais ruas de bairros adjacentes ao estádio.
Passagem da tocha
Não é só no entorno do Maracanã que ruas serão fechadas. Antes de chegar ao estádio para acender a pira olímpica, a tocha ainda desfilará pelo Rio de Janeiro causando mudanças no trânsito. Nesta sexta, a passagem da chama olímpica estará concentrada na zona sul. Objeto-símbolo dos Jogos passará pelo Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas, Ipanema, Flamengo e outros pontos turísticos.
Protestos marcados
Não bastasse todas as mudanças no trânsito por conta da cerimônia de abertura, protestos contra a festa também devem tumultuar a sexta-feira da população. Dezenas de manifestações contra os Jogos Olímpicos e também contra o presidente interino Michel Temer estão convocadas para as proximidades do Maracanã. Autoridades de segurança estimam que os atos reúnam 15 mil pessoas.
Segurança reforçada
Por conta dos protestos e por todo o esquema de proteção dos eventos olímpicos, a segurança do entorno do Maracanã também será reforçada nesta sexta-feira. Pelo menos 3,3 mil policiais e militares estão trabalhando somente na área do estádio, fora todo efetivo empregado em vias de acesso. Os comboios de atletas e autoridades receberão escolta. Portanto, mesmo longe do local de cerimônia de abertura, é possível que o carioca se depare com fechamento de ruas ou congestionamentos.
Últimas notícias
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
