AL é o 4º Estado com maior número de domicílios sem internet no país
Dados são do Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), da PNAD de 2014
O brasileiro está usando cada vez mais o celular para acessar a internet do que o computador. É o que aponta o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2014, divulgado no primeiro semestre deste ano. Em Alagoas não é diferente. Os dados mostram que 83,3% dos alagoanos utilizam o telefone móvel para navegar na rede. A pesquisa mostra também que Alagoas é o 4º Estado com maior número de domicílios que não possuem internet.
A pesquisa analisou aproximadamente mil domicílios no estado. Destes, apenas 38,3 % possuía internet. Alagoas perde apenas para Maranhão (68,4%), Piauí (63,4%), e Tocantins (62,7%). No Brasil, o valor percentual chega a 45,1% de casas que não possuem a rede instalada. Já o Nordeste foi a região que mais apresentou ausência de internet nas residências, cerca de 57,8%.
Perfil de brasileiros que não possuem internet
Segundos os dados apurados de 2014 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), moradores da área rural do Brasil, negros, pessoas com idades acima dos 50 anos e com o menor grau de escolaridade são as que menos têm acesso a rede no país.
Entre os moradores da área rural, o número percentual chega a 75,2% de não usuários de internet; os negros são maioria entre as etnias, com 60,5% - os brancos são apenas 38,5%; os que possuem menos escolaridade também estão dentro do perfil: 10 milhões de brasileiros que não possuem instrução, 40 milhões com Fundamental incompleto e pouco menos de 10 milhões com fundamental completo, são maioria dos que não navegam pela rede. Pessoas com idade entre 50 e 60 anos são 15 milhões e com 60 anos ou mais, contabilizam mais de 20 milhões sem acesso a internet.
Microcomputadores e Telefones Móveis
Das amostras utilizadas para a pesquisa, os resultados mostraram que, em Alagoas, o uso do computador persiste. Entre as residências contabilizadas, 66,8% utilizam o computador para usar a internet. E 14,2 % dos domicílios fazem uso somente do computador – sem o acesso a outros equipamentos- para navegar na rede.
O uso do microcomputador foi registrado em 76,6% dos domicílios com a finalidade de navegar a rede no Brasil. A região Nordeste contabilizou 65,7%, sendo a quarta região que mais faz uso deste equipamento. A região que mais utiliza o computador para acessar a internet é a região Sul, com 83,2 % de residência.
Em quase todas as regiões do Brasil, o telefone móvel celular é o aparelho mais utilizado para acessar a internet nos domicílios. Em Alagoas, por exemplo, o número percentual já ultrapassa os 80%, sendo o 6º colocado no ranking dos estados nordestinos. E 32,8% das residências que fazem uso somente do celular para acessar a internet.


Banda larga Móvel ou Banda Larga Fixa
O Nordeste registrou um percentual de 66,2% de domicílios que possuem conexão banda larga móvel e 62,8%, banda larga fixa. Alagoas tem o número de residências com banda larga fixa e móvel praticamente iguais. A primeira com 64,3% e a segunda com 65,4%.

Confira a pesquisa completa aqui.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
