Alagoas passa a dispor de nova ferramenta para registro de empresas
Funcionalidade faz parte da terceira fase da Redesim e tornam os processos empresariais eficientes

Em sua terceira fase, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) passa a disponibilizar nova funcionalidade, que visa aprimorar a integração junto à Receita Federal.
A proposta foi disponibilizada, a partir desta segunda-feira (15), apenas em Alagoas, Minas Gerais e Pará, e irá proporcionar ao empresariado uma maior agilidade nos processos empresariais perante a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).
Com a mudança nos procedimentos, o empresário passa a preencher primeiramente a consulta prévia – pesquisa de viabilidade de nome e endereço – que irá alimentar o Documento Básico de Entrada (DBE), documento-guia da Receita Federal necessário para qualquer ato perante o CNPJ. Com essa evolução, o corpo técnico da Juceal acredita que o sistema tornará o processo mais ágil e facilitado para o empresariado.
Outra melhoria que a nova ferramenta possibilita é evitar possíveis divergências entre a Receita Federal e as Prefeituras, antes, muito frequentes. Agora, o local do empreendimento será definido pelo município na consulta prévia, impossibilitando endereços divergentes.
Para o presidente da Juceal, Carlos Araújo, Alagoas foi escolhido como um dos três estados a iniciar a terceira fase da Redesim devido a seu pioneirismo na integração do sistema.
“Alagoas é um dos melhores ambientes para abertura de empresas no país. A desburocratização dos procedimentos para registro e também para legalização de negócios é o nosso diferencial. Iniciamos esse processo de melhorias em 2015 e hoje temos conosco mais de dez Juntas Comerciais com o mesmo sistema integrador, alcançando também o seu desenvolvimento”, pontuou Carlos Araújo.
O presidente da Juceal acrescentou que as mudanças no sistema permitirão maior simplificação dos processos junto à Receita Federal, onde, segundo ele, não restarão questionamentos, principalmente no que diz respeito a endereços. “Deverá ter uma adaptação dos empresários, mas eles só terão a ganhar”, reforçou.
De acordo com ranking divulgado pela Receita Federal, Alagoas segue como destaque no país por oferecer um ambiente de negócios com menos burocracia. O Estado possui também um dos menores prazos do Brasil para registro de abertura, alteração e baixa empresarial – de até 48h.
Após a fase de adaptação das novas funcionalidades em Alagoas, Minas Gerais e Pará, com duração de um mês, a integração será ampliada para os outros estados da Federação.
Últimas notícias

Incêndio atinge quarto de pousada na Pajuçara

Prefeito de Olivença veta recursos aos blocos após aproximação de foliões com a oposição

Ex-vice-prefeito de Major Izidoro é nomeado para cargo na ALE-AL; salário chega a R$12 mil

Departamento Estadual de Aviação atua no resgate de vítimas de acidente na AL-105

Merendeira de Maceió concilia trabalho em CMEI com curso superior de Nutrição

Escritora e pesquisadora da Ufal lança livro nesta quinta-feira (06)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
