Coletes da PC vencem; policiais vão às ruas desprotegidos, denuncia Sindpol
Edeilto Gomes, vice-presidente do sindicato, afirma que categoria trabalha apenas ?por amor?
Os policiais civis de Alagoas estão enfrentando dificuldades para exercer a profissão no estado. Em entrevista ao portal 7 Segundos, o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol/AL), Edeilto Gomes, denunciou que a categoria está desprotegida porque os coletes à prova de balas estão vencidos.
Segundo ele, não há previsão, pelo menos de imediato, para eles receberem novo estoque. Os coletes podem representar a diferença entre vida e morte ou ferimentos graves para os integrantes das Forças Armadas ou até mesmo para policiais da Segurança Pública. Edeilto afirmou que a categoria continua trabalhando normalmente, mas estão a mercê da violência, sofrendo riscos constantes. “Nós trabalhamos apenas por amor mesmo”, resumiu ele.
O vice-presidente recomendou que a categoria, ao realizar diligências nas ruas, solicite um termo ou documento que oficialize requerimento ao delegado responsável da área ou região, expondo a situação.
Em resposta à solicitação, a assessoria de comunicação da Polícia Civil negou que os equipamentos estejam vencidos, mas admitiu que alguns coletes podem estar fora da validade indicada pelo fabricante, mas que o problema, no entanto, se restringe a algumas regiões ou delegacias específicas.
Na última sexta-feira (12), a Associação dos Servidores da Polícia Civil de Alagoas disse que pretendia devolver os coletes à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e que eles foram adquiridos em 2011, sendo que o tempo de uso da vestimenta é de cinco anos.