Pesquisa indica que as intenções de consumo reduziram em 1,97% em julho

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento(IFEPD), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstra que após o período junino e seu aumento positivo nas vendas, os consumidores de Maceió reduziram suas intenções de consumo em 1,97% no mês de julho.
Os dados apontam que a redução mais expressiva do consumo ocorreu entre os consumidores que recebem até 10 Salários Mínimos (S.M), que registrou um recuo de 2,5%; fato significativo quando se considera que a maioria dos maceioenses está nessa faixa. Já entre os consumidores com remuneração superior a 10 S.M. o consumo subiu 4,95%, em julho. Ainda assim, na análise do Instituto Fecomércio, o aumento não foi suficiente para compensar a baixa das famílias de menor renda.
O assessor econômico da Federação, Felippe Rocha, credita a redução do consumo à incerteza do mercado de trabalho. Ele explica que essa redução é reflexo da insegurança com relação à manutenção dos empregos. De acordo com o economista, mesmo com a redução da sensação de segurança no emprego, os maceioenses se mantêm otimistas em relação a uma melhora sobre as perspectivas profissionais, tendo ela aumentado em 1,36% em relação ao mês anterior. Potencias de vagas de empregos temporários no fim do ano é um dos fatores que contribuem para esse otimismo.
Em relação ao crédito que permite às famílias adquirirem produtos por meio de financiamentos parcelados, não comprometendo seus salários integralmente no mês, o indicador aponta para uma redução de 7,6% em relação à facilidade de acesso ao crédito; consequência do aumento ininterrupto dos juros mês a mês.
Os consumidores com renda superior encontram-se em posição mais confortável, sinalizando um aumento de 4,17% na facilidade de acesso ao crédito. Também nessa faixa houve um aumento de 26,34% na intenção de adquirir bens duráveis, de 26,34%.
Últimas notícias

Com relatoria de deputado alagoano, avança isenção do IR para quem ganha até R$5 mil

Lula barra aumento de deputados e Alagoas pode perder cadeiras na Câmara Federal e na ALE

Oposição alagoana reage à decisão de Moraes que mantém reajuste sobre o IOF

Com apoio de Gabi e Gilberto Gonçalves, casamento coletivo reúne mais de 120 casais em Rio Largo

Motoqueiro fica ferido ao sofrer acidente de trânsito no município de Maragogi

Motociclista morre após colisão frontal na AL-485 no município de Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
