Alagoas registra a constituição de 1.692 empresas em julho, segundo Juceal
Número é superior aos 1.572 negócios abertos no mês anterior; 75,4% das empresas são MEI's

Alagoas registrou a constituição de 1.692 empresas no mês de julho. O número é superior aos 1.572 negócios abertos em junho deste ano, porém é rigorosamente similar à média de 1.691 empreendimentos criados por mês em 2016. Os dados são divulgados pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), órgão responsável pelo registro empresarial.
Do total, 75,4% empresas são Microempreendedores Individuais (MEI) – tipo empresarial com arrecadação anual de até R$ 60 mil. Para os outros portes empresariais, foram verificadas as constituições de 297 microempresas (ME), 75 empresas de pequeno porte (EPP) e 44 grandes negócios considerados sem porte.
Em relação aos setores econômicos, o comércio segue como atividade com maior número de aberturas; foram 759 somente em julho. Contrastando com os últimos meses, entre as cinco seções de atividades que mais geraram constituições são verificados os negócios que apresentam atividades profissionais, científicas e técnicas como atividade principal, com 95 aberturas em julho – o quinto maior quantitativo do mês.
Observando os municípios alagoanos, Maceió apresenta 47,8% das constituições totais. A lista segue com Arapiraca (165 empresas), Rio Largo (62), Santana do Ipanema (37) e Palmeira dos Índios (35). Em relação a menores polos empresariais, três cidades apresentaram, em julho, o melhor quantitativo registrado no ano: Branquinha (8), Capela (17) e Santana do Mundaú (6).
Extinções
Em julho, foram extintas 663 empresas. Quantitativo representa uma queda de 6,8% em relação à média de 711 negócios baixados por mês neste ano. Diminuição na média mensal é observada desde junho, em qual foram fechadas 606 empresas.
Dos 663 empreendimentos extintos, 416 eram MEIs, 190 eram MEs, 25 eram EPPs e 32 eram grandes negócios considerados sem porte.
Em relação às seções de atividades econômicas, foram verificados os fechamentos de 345 empresas ligadas ao comércio, 68 negócios relacionados a alojamento ou alimentação, e 41 empreendimentos de outras atividades de serviço.
Quanto às extinções por municípios, Maceió (314 empresas), Arapiraca (64), Rio Largo (20), São Miguel dos Campos (15) e União dos Palmares (15) lideram as estatísticas.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
