Estudante da rede estadual representará AL na Câmara dos Deputados em Brasília

A Escola Estadual Padre Aurélio Gois, no município de Junqueiro, está em festa por mais uma importante conquista: a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Carla Souza dos Anjos, foi a única alagoana selecionada no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016. Unida a mais 77 alunos de todo o país, será empossada como deputada jovem e vivenciará toda jornada parlamentar, de 26 a 30 de setembro, em Brasília.
Na etapa estadual, Carla Souza disputou com mais três projetos: dois também da rede estadual pela 2ª Gerência Regional de Educação, ambos da Escola Estadual Ana Lins, em São Miguel dos Campos, e o terceiro do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
Militante política em sua cidade, a jovem de apenas 17 anos lidera um grupo de mais de duzentos jovens. Feliz, ela revela que já está construindo seu discurso e fala do projeto campeão, que visa a inserção da disciplina Educação Política no currículo da Educação Básica a partir do 6º ano, o que ela aponta como essencial.
“Vai ser um momento ímpar e de muito orgulho poder representar minha cidade e meu estado em Brasília, onde vou vivenciar o dia a dia dos deputados. Estão previstos muitos debates sobre a política em si, pois no grupo temos militantes de esquerda e de direita. Meu projeto visa esse fortalecimento da política na vida escolar. Hoje o tema é apresentado de forma superficial e a juventude é analfabeta nesta questão. A maioria acha que 90% dos políticos são ladrões e não é bem assim. Se as discussões começassem dentro da escola, por profissionais capacitados, os jovens estariam mais preparados para se posicionarem”, declarou Carla Souza.
Orgulho
Além dos colegas, direção e professores falam do orgulho e da importância desta conquista para toda comunidade escolar junqueirense. Uma delas foi a professora de Língua Portuguesa e orientadora no projeto, Ismaeli Galdino.
“Quando recebi o edital, lancei a proposta e ela foi a única aluna que aceitou. Já envolvida em política, ela trouxe a ideia e trabalhamos juntas nos últimos meses. Ela ainda tentou desistir, mas não deixei. E agora estamos muito felizes pelo resultado”, confidenciou Ismaeli.
Para o diretor da Padre Aurélio, José Edvaldo, o resultado confirma o histórico da unidade, que já conquistou com outros estudantes, programas como o Jovem Senador, Olimpíada Brasileira de Matémática da Rede Pública (OBMEP), Parlamento MERCOSUL, além da média de 40 aprovações por ano em vestibulares. “Este é mais um resultado de um trabalho feito com compromisso e seriedade, onde o foco maior sempre é a aprendizagem. O processo de interação professor e aluno na construção do conhecimento tem proporcionado estes resultados”, afirmou o diretor.
As palavras foram retificadas pelo professor de História, José Deodato, durante apresentação que a estudante fez para os colegas em sala. “É muito importante para escola esta vitória da Carla, representando nosso fazer. Foi uma vitória dela e de todos nós”, garantiu o docente.
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
