Ataques da Turquia na Síria deixam 35 civis e 25 militantes mortos
Governo turco iniciou na quarta uma ofensiva militar na Síria para combater grupos curdos e o Estado Islâmico
O exército da Turquia e seus aliados avançaram ainda mais sobre a Síria neste domingo, apoderando-se de território controlado por forças alinhadas aos curdos, no quinto dia de uma campanha que matou ao menos 35 moradores e ao menos 25 militantes curdos.
O governo turco iniciou na quarta (24) uma ofensiva militar na Síria para combater grupos curdos e o Estado Islâmico.
Aviões de guerra turcos sobrevoaram o norte da Síria ao amanhecer deste domingo (28) e sua artilharia atingiu locais controlados pela milícia curda YPG. Segundo o OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos), houve um combate feroz durante a noite em torno de duas aldeias.
O exército turco disse que 25 militantes curdos foram mortos em seus ataques aéreos na área de Jarablus, cidade síria perto da fronteira com a Turquia.
De acordo com o OSDH, ao menos 35 civis morreram durante os ataques. No sábado (27), um soldado turco foi morto nas proximidades de Jarabulus.
A Turquia, que integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e faz parte da coalizão dos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, sofreu neste ano uma série de ataques letais com bomba que atribui a radicais islâmicos.
Mas Ancara também teme que as milícias curdas presentes na Síria capturem uma porção de território na divisa e encoraje insurgentes curdos em solo turco.
"Continuaremos nossas operações (na Síria) até garantirmos plenamente a segurança das vidas e das propriedades de nossos cidadãos e a segurança de nossa fronteira. Continuaremos até o Daesh (Estado Islâmico) e outros elementos terroristas serem eliminados", disse o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, na sexta-feira (26).
A Síria repudiou a operação turca, apelidada de "Operação Escudo do Eufrates", dizendo ser uma violação de sua soberania. Forças especiais, tanques e aviões de guerra da Turquia lançaram a incursão em apoio aos rebeldes sírios, em sua maioria árabes e turcos, que tomaram a cidade fronteiriça de Jarabulus do Estado Islâmico rapidamente na quarta-feira.
Últimas notícias
Sistema Socioeducativo de Alagoas recebe 1º ciclo de audiências concentradas de 2026
Inmet alerta para chuvas intensas e ventos fortes em 47 municípios de Alagoas
Polícia aguarda laudo do IML e audiência para ouvir menina autista sobre suspeita de abuso
Polícia Civil prende mulher investigada por estelionato em São Miguel dos Campos
Programa Peixe do Povo garante distribuição de mais de 100 toneladas de peixe em Rio Largo
DMTT regulamenta compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
