Pesquisa aponta Alagoas com 513 casos de suicídio em 2 anos; campanha ajuda no combate

Entre 2013 e 2015, Alagoas registrou 513 casos de suicídio, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (08), pela Associação Alagoana de Psiquiatria (AAP) com pessoas entre 10 e 87 anos de idade. De acordo com a informação, Maceió lidera o levantamento com 141 casos. Arapiraca e Palmeira dos Índios vêm em seguida com respectivamente, 44 e 18 casos.
Para debater o tema, a AAP vai realizar, no dia 21 de setembro, às 19h, a palestra “Suicídio: uma decisão permanente para um problema temporário”, com os médicos Denis Melo, Renata Simplício, Valfrido Leão e a psicóloga e enfermeira Cícera Albuquerque. O evento é gratuito e acontece no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas.
A ação faz parte do Setembro Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção de suicídios. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são registrados cerca de 1 milhão de casos de suicídio no mundo, sendo a 15ª causa de morte mais frequente no mundo. O Brasil tem o 8 maior número de casos no mundo e ainda de acordo com a OMS, 90% dos casos podem ser prevenidos.
SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
O movimento acontece durante todo o mês de setembro em todo o mundo. Há uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que neste ano cai em um sábado.
No sábado, em Maceió, 50 voluntários irão desenvolver atividades em pontos estratégicos da cidade.
Últimas notícias

Prefeita Ceci dá largada à obra de asfalto no Ouricuri e realiza sonho de 1.500 famílias

Foragido é capturado após tentar desviar de abordagem policial em Arapiraca
Perícia aguarda laudo de arma e local do disparo contra adolescente em Palmeira segue sem imagens

Jovem é morte com diversos disparos de arma de fogo em São Miguel dos Campos

BC eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos

Novos servidores participam de curso de formação na Câmara Municipal de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
