Pesquisa aponta Alagoas com 513 casos de suicídio em 2 anos; campanha ajuda no combate

Entre 2013 e 2015, Alagoas registrou 513 casos de suicídio, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (08), pela Associação Alagoana de Psiquiatria (AAP) com pessoas entre 10 e 87 anos de idade. De acordo com a informação, Maceió lidera o levantamento com 141 casos. Arapiraca e Palmeira dos Índios vêm em seguida com respectivamente, 44 e 18 casos.
Para debater o tema, a AAP vai realizar, no dia 21 de setembro, às 19h, a palestra “Suicídio: uma decisão permanente para um problema temporário”, com os médicos Denis Melo, Renata Simplício, Valfrido Leão e a psicóloga e enfermeira Cícera Albuquerque. O evento é gratuito e acontece no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas.
A ação faz parte do Setembro Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção de suicídios. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são registrados cerca de 1 milhão de casos de suicídio no mundo, sendo a 15ª causa de morte mais frequente no mundo. O Brasil tem o 8 maior número de casos no mundo e ainda de acordo com a OMS, 90% dos casos podem ser prevenidos.
SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
O movimento acontece durante todo o mês de setembro em todo o mundo. Há uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que neste ano cai em um sábado.
No sábado, em Maceió, 50 voluntários irão desenvolver atividades em pontos estratégicos da cidade.
Últimas notícias

Prefeitura de São Miguel dos Milagres realiza evento em comemoração ao aniversário de 65 anos da cidade

Após crise, Fabio Costa visita maternidade e defende que unidade deve continuar aberta

Rafael Brito se posiciona contra proposta que diminui os recursos da Educação no Brasil

Acidente de trânsito é registrado no bairro Guaribas, em Arapiraca

Acidente gravíssimo deixa uma pessoa morta na BR-316 no município de Cacimbinhas

Feirão Alto Show de Veículos conta com mais de 55 carros em ofertas especiais no Shopping Pátio Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
