Pesquisa aponta Alagoas com 513 casos de suicídio em 2 anos; campanha ajuda no combate
Entre 2013 e 2015, Alagoas registrou 513 casos de suicídio, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (08), pela Associação Alagoana de Psiquiatria (AAP) com pessoas entre 10 e 87 anos de idade. De acordo com a informação, Maceió lidera o levantamento com 141 casos. Arapiraca e Palmeira dos Índios vêm em seguida com respectivamente, 44 e 18 casos.
Para debater o tema, a AAP vai realizar, no dia 21 de setembro, às 19h, a palestra “Suicídio: uma decisão permanente para um problema temporário”, com os médicos Denis Melo, Renata Simplício, Valfrido Leão e a psicóloga e enfermeira Cícera Albuquerque. O evento é gratuito e acontece no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas.
A ação faz parte do Setembro Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção de suicídios. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são registrados cerca de 1 milhão de casos de suicídio no mundo, sendo a 15ª causa de morte mais frequente no mundo. O Brasil tem o 8 maior número de casos no mundo e ainda de acordo com a OMS, 90% dos casos podem ser prevenidos.
SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
O movimento acontece durante todo o mês de setembro em todo o mundo. Há uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que neste ano cai em um sábado.
No sábado, em Maceió, 50 voluntários irão desenvolver atividades em pontos estratégicos da cidade.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa três feridos em São Miguel dos Campos
Foragido da Justiça é preso em Arapiraca no bairro Eldorado
Sóstenes e Jordy são alvo da PF por desvio de cota parlamentar
Estabelecimento comercial é flagrado dois dias seguidos com ‘gato de energia’ em Arapiraca
Mulher é presa em Arapiraca com crack e cocaína no bairro Manoel Teles
Homem morre carbonizado após casa incendiar em Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
