Polícia

Agentes de Segurança Pública são capacitados em atendimento ao idoso

Ação formativa visa efetivar políticas protetivas do programa ?Cuidando de Você?

Por Redação com assessoria 14/09/2016 19h07
Agentes de Segurança Pública são capacitados em atendimento ao idoso
Curso capacita agentes da área de segurança pública para oferecer assistência especializada ao idoso - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) iniciou, na manhã desta quarta-feira (14), o Curso de Atendimento à Pessoa Idosa, destinado à capacitação de policiais militares e civis, bombeiros militares e servidores públicos da área de segurança, a fim de que os profissionais estejam aptos a oferecer assistência especializada a esse público-alvo.

A aula de abertura foi ministrada pela psicóloga Luciana Dantas, do Ministério Público Estadual (MPE). Ela abordou o tema ‘Sensibilização e Especificidades da Pessoa Idosa’.

“Este curso é um passo muito importante para a construção de um novo olhar sobre o idoso, que merece ter seus direitos garantidos por meio de atendimento diferenciado. A aula de hoje trouxe essa sensibilização”, disse a ministradora.

O policial militar Thiago Barros Oliveira, que atua no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi um dos inscritos na ação formativa, idealizada pelo Programa ‘Cuidando de Você’, coordenado pela Chefia de Articulação Política de Prevenção e da Chefia de Ensino Integrado, ambas da SSP. Ele aprovou a iniciativa e compartilhou suas expectativas sobre o curso.

“A necessidade de obter mais conhecimento para lidar com a pessoa idosa durante o trabalho foi o que me despertou para participar da atividade. O que o policial tem de fazer em uma situação de maus tratos? Que conduta deve ser tomada em casos de violação do direito do idoso? Tudo isso deve ser respondido na capacitação, permitindo que os agentes de segurança pública conduzam esse tipo de ocorrência, da forma mais coerente possível”, relatou Thiago Oliveira.

O delegado Antônio Edson Souza Oliveira, do 4º Distrito Policial da Capital, também aprovou a ação. A Delegacia da qual ele é titular foi um dos quatro distritos da capital designados ao atendimento de referência à pessoa idosa.

“Sou grato por participar de uma capacitação com este tema. A população idosa vem crescendo no país e o Estado tem o dever de garantir políticas protetivas a esse público. O curso foi pensado para oferecermos um melhor atendimento, e isso será feito, já que o efetivo está sendo preparado”, declarou o delegado.

A Polícia Civil de Alagoas designou, por meio de portaria, os 4º, 5°, 6° e 8° Distritos Policiais da Capital para o atendimento de referência ao idoso. Os policiais civis que atuam nessas delegacias estão sendo capacitados na ação formativa, que tem continuidade nos dias 21 e 28 deste mês, totalizando de 12 horas-aula. Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) também participam do curso.

A capacitação abordará ainda os temas ‘Direitos humanos – a pessoa idosa enquanto vulnerável’; ‘Acolhimento à pessoa Idosa vítima de maus tratos e violência’; ‘Legislação e crimes contra a pessoa idosa’; e ‘Fluxograma do projeto Cuidando de Você’.

Além do Ministério Público Estadual, são parceiros na ação as secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), além da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), que destinaram profissionais para a ministração do curso.

‘Cuidando de Você’

O Programa ‘Cuidando de Você’, da SSP, foi criado com o intuito de proteger a pessoa idosa, oferecendo acolhimento às vítimas de violência que chegam fragilizadas às delegacias, sobretudo porque a maior parte das agressões ocorre no próprio lar. O programa, quando necessário, também viabilizará assistência ao agressor, já que nem sempre a punição, por si só, resolve os conflitos.

“Às vezes, quem vitima pode ser dependente químico ou ter problemas de ordem psicológica ou psiquiátrica, que merecem tratamento. Esse é um dos focos do programa, que também criará estatísticas no Estado sobre casos de violência contra o idoso”, explicou a coordenadora e idealizadora do programa, Núbia Matta.