Brasil

Conselho de Educação Física se posiciona contra MP e diz que vai lutar contra aprovação

Nova medida tira a obrigatoriedade da disciplina no ensino médio das escolas públicas

Por 7 Segundos com Assessoria 23/09/2016 10h10
Conselho de Educação Física se posiciona contra MP e diz que vai lutar contra aprovação
Michel Temer anuncia novas medidas para o Ensino Médio . - Foto: Reprodução/ Internet

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) se posicinou contra a Medida Provisória(MP) apresentada pelo Governo Michel Temer, nesta quinta-feira (22). 

A medida altera os parágrafos 1º, 2º, 3º e 7º do Art26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com a modificação, a disciplina de Educação Física deixa de ser obrigatória no Ensino Médio, ficando apenas com a obrigatoriade nos ensinos infantil e fundamental. 

O Conselho considera contraditório que o governo proponha a retirada da Educação Física, e aponta pesquisas que mostram o crescimento da obesidade e do sedentarismo infanto-juvenil. A entidade alerta que a atividade física é a medida mais eficaz para evitar estes males.

Além destes fatores, o CONFEF lembra que o país acabou de "atracessar a década de megaeventos esportivos, sediando os jogos olímpicos e paralímpicos", momentos em que se evidenciou a importância do esporte para a saúde e formação cidadã. 

"Desta forma, o Conselho Federal de Educação Física se compromete a fazer todo o esforço possível junto ao Congresso Nacional a fim de rejeitar a medida. Contamos ainda com o apoio dos Profissionais de Educação Física e da sociedade em geral para trabalhar junto aos Deputados e Senadores dos seus respectivos estados a reprovação da proposta", comenta o Conselho em nota.