Eleições 2016

Maceió registra quase 100 mil abstenções nas eleições do primeiro turno

Mais de meio milhão de eleitores estavam aptos a votar; Almeida e Palmeira seguem na disputa

Por 7 Segundos 03/10/2016 11h11
Maceió registra quase 100 mil abstenções nas eleições do primeiro turno
Maceió registra quase 100 mil abstenções nas eleições do primeiro turno - Foto: Divulgação

A capital alagoana registrou 99 mil abstenções nas eleições do primeiro turno, ocorrida no último domingo (2), em diversos colégios eleitorais espalhados por toda a Maceió. Em termos percentuais, o número é equivalente a pouco mais de 17% de toda a população eleitoral.

Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quantidade de faltosos em todo o país é considerada normal e ficou, inclusive, abaixo das ausências registradas no pleito de 2014. Mais de 25 milhões de brasileiro não foram às urnas ontem. A cidade de Porto Alegre teve abstenções acima da média nacional, com 22,51%. Durante coletiva de imprensa, o ministro Gilmar Mendes fez um balanço do primeiro turno e falou que não considera votos brancos e nulos relevantes e que eles são mais “voto de desinformação do que de protesto”. 

Na capital alagoana, pouco mais de 579 mil pessoas estava aptas a exercer a cidadania. Para a eleição de prefeito, 3,86% do eleitorado votou branco e 8,65% votou nulo. Já na eleição para vereadores, os votos brancos registraram 5,76% e nulos 7,82%.

2º turno
Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) disputarão o segundo turno em Maceió. JHC ficou em terceiro lugar, com 21% da preferência dos eleitores. Gustavo Pessoa, do PSOL, ficou em quarto, com pouco mais de 3% do voto dos eleitores. O restante dos candidatos seguem: Paulão (PT), Fernando do Village (PMN) e Paulo Memória (PTC).