Tribunal discute parceria com Detran para cumprimento de penas alternativas a condutores

O Tribunal de Justiça de Alagoas discutiu, nesta quarta-feira (5), a articulação de uma parceria para que condutores de veículos que respondem a processos no 12º Juizado de Trânsito de Maceió tenham que participar de eventos pedagógicos sobre segurança promovidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL).
Outra ideia é que as condenações pecuniárias (em dinheiro) sejam convertidas na compra de cadeiras de rodas para as vítimas dos acidentes. As propostas – apresentadas ao presidente do Tribunal, desembargador João Luiz Azevedo Lessa, e à juíza Luciana Sampaio, titular do 12º Juizado – foram trazidas pelo diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia.
“É uma reunião extremamente importante para que a gente possa [promover] uma agenda propositiva para a população”, frisou Gouveia. Ele enfatizou a extensão do trabalho realizado pelo Detran, que tem na sua base de dados mais de 900 mil veículos cadastrados, além de 1 milhão e 250 mil usuários, conforme informou.
A juíza Luciana Sampaio afirmou que é possível firmar uma parceria para que o Detran auxilie no cumprimento de penas alternativas e da suspensão condicional de processos.
“O juizado abrange os crimes de menor potencial ofensivo. Os autores dos fatos podem aceitar proposta de transação penal e são monitorados durante o período proposto para a pena, que pode ser prestação de serviços ou pecuniária”, explicou a magistrada.
O presidente João Luiz aproveitou a oportunidade para enaltecer o desempenho de Antônio Carlos à frente do Departamento de Trânsito. “Tenho certeza que a sociedade reconhece seu trabalho no Detran”, disse.
Estagiários
Um convênio firmado em 2012 permite que estagiários contratados pelo Detran sejam cedidos ao Juizado de Trânsito. Na reunião, a juíza solicitou o aumento do número de acadêmicos, que atualmente são três.
Os estagiários auxiliam na sede do próprio Juizado e no Núcleo de Conciliação Extrajudicial, que funciona na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), promovendo acordos e evitando que demandas se tornem processos no Juizado.
Participaram também da reunião o diretor-geral do Tribunal, Nigel Malta; o chefe de gabinete da Presidência, Nilo Brandão; e o superintendente operacional de trânsito do Detran, José Williams da Silva.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
