Justiça ouve réus e testemunhas em ação de improbidade em Japaratinga
Prefeito Newberto Ronald é o principal alvo do processo

A Justiça do município de Maragogi ouviu, durante toda esta terça-feira (11), 24 pessoas ligadas a ação por ato de improbidade administrada ajuizada contra o prefeito da cidade de Japaratinga, Newberto Ronald Lima das Neves. A audiência judicial é necessária para que, ao final do processo, o Juízo daquela comarca possa proferir a sentença.
Foram ouvidos os cinco réus da ação e 19 testemunhas ao todo. Pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público participaram o promotor de Justiça José Carlos Castro, que também coordena o colegiado, e o promotor Anderson Cláudio de Almeida Barbosa.
“Ajuizamos a ação porque o Ministério Público tem certeza das acusações feitas contra o prefeito Newberto Ronald Lima das Neves. O gestor e alguns dos seus secretários praticaram uma série de atos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, a exemplo de fraude em contratos, enriquecimento ilícito de terceiros, desvio de dinheiro e nepotismo”, declarou José Carlos Castro.
As acusações
Pesa contra o gestor a acusação de uso irregular de recursos públicos em Japaratinga. A investigação do MPE/AL, que teve início com as denúncias da vereadora Cícera Maria Trindade Wanderley e de mais uma pessoa anônima, apontaram supostas irregularidades cometidas na admissão e remuneração de agentes políticos e servidores, bem como na contratação de locação de veículos pela Prefeitura. Então, para apurar mais detalhes sobre esse aluguel de carros, os promotores requisitaram informações à Prefeitura e à empresa JB Locação de Veículos. Porém, elas foram encaminhadas com omissão de conteúdo, prejudicando o trabalho de apuração do Ministério Público.
A partir daí, o MPE/AL pediu a quebra de sigilo fiscal do prefeito e dos seus parentes investigados, uma vez que a principal denúncia apontava que o gestor estaria locando os veículos pertencentes aos seus familiares. “As investigações precisavam avançar, e por isso, foi imprescindível o acesso aos dados fiscais de todos eles, sobretudo para aferir a efetiva e real movimentação patrimonial declarado ao fisco, por tais agentes públicos”, lembrou o coordenador do Núcleo.
Locação de veículos
A apuração comprovou que havia irregularidades na execução do contrato firmado entre a Prefeitura e a locadora, a começar pela quantidade de veículos disponibilizados pela empresa, em número inferior aquele contratado. Segundo os promotores, a Prefeitura também omitiu o número de carros contratados, entre eles o veículo utilizado próprio prefeito, que possui as mesmas características de um dos automóveis previstos no acordo.
De acordo com o MPE/AL, apenas um veículo pertence de fato à locadora. Todos os outros são de terceiros, o que caracteriza subcontratação irregular dos serviços de locação. Alguns dos carros pertencem ao presidente da Câmara Municipal de Japaratinga, Otávio Severino da Silva Júnior, e ao cunhado do prefeito, Marcos Paulo Marques de Souza. A situação se agrava porque os veículos disponibilizados pelos dois primeiros são, segundo os promotores, “velhos e extremamente usados”.
“Tratam-se de dois ônibus utilizados no transporte de estudantes, em absoluto desrespeito com a infância e juventude local, porquanto contêm 19 e 23 anos, respectivamente, inclusive violando uma das cláusulas do contrato, que prevê a disponibilização de veículos com até sete anos de fabricação”, destacou um trecho da ação por ato de improbidade administrativa.
Os contratos previam o custeio de combustível e dos motoristas pela empresa contratada, porém tais pagamentos eram realizados pela própria Prefeitura.
Nepotismo
Para os promotores, os veículos locados junto ao cunhado e a esposa do prefeito caracterizam nepotismo. A prática vai ao encontro da representação da vereadora Cícera Maria, que também denunciou a nomeação de familiares de prefeitos e de parlamentares junto ao Município, a exemplo do sogro do gestor, José Marques Pereira Filho, que exercia a função de secretário.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
