Ministério Público realiza nova audiência pública para debater tratamento de câncer

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), por meio da procuradora da República Roberta Barbosa Bomfim, realiza nova audiência pública com o tema “Quem tem câncer, tem pressa” no próximo dia 18.
As instituições públicas, órgãos de fiscalização e sociedade civil vão debater os avanços e dificuldades para garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de prevenção e tratamento de pacientes oncológicos no estado de Alagoas.
Com o tema “Quem tem câncer, tem pressa”, a audiência pública contará com a participação de representantes das Secretarias de Saúde do Estado de Alagoas e do Município de Maceió; do Ministério Público do Estado de Alagoas; dos CACON´s – Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes e Santa Casa de Misericórdia; da UNACON – Hospital do Açúcar; da Defensoria Pública da União; do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS; da Rede Feminina de Combate ao Câncer e de outras entidades da sociedade civil envolvidas com a temática.
Duas audiências públicas sobre o assunto aconteceram nos anos de 2014 e 2015, desde então reuniões bimestrais têm ocorrido para acompanhamento das medidas adotadas pelos órgãos públicos envolvidos.
Desta vez, a audiência realizar-se-á para verificar os avanços e dificuldades em garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de prevenção e tratamento de pacientes portadores de câncer no estado de Alagoas. A participação dos cidadãos é essencial para que possa colaborar com o Ministério Público no exercício de suas finalidades institucionais ligadas ao zelo do interesse público e à defesa dos direitos e interesses difusos e coletivos de modo geral.
“Por tudo o que estamos acompanhando, o Estado de Alagoas avançou bastante no cumprimento dos termos da Lei n° 12.732/2012. Mas, ainda é preciso progredir muito para assegurar a efetividade da lei, por isso precisamos debater os avanços e também as dificuldades em alcançar o objetivo maior que é o acesso universal e igualitário às ações e serviços de prevenção e tratamento de pacientes portadores de câncer”, ressaltou Roberta Barbosa Bomfim.
A audiência pública será realizada a partir das 9h, no auditório do MPF/AL, localizado no andar térreo do prédio situado na Av. Juca Sampaio, no 1.800, Barro Duro.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
