Audiência Pública debate tratamento contra o câncer pelo SUS em Alagoas

Acontece amanhã, na sede do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), audiência pública com o tema “Quem tem câncer, tem pressa”. Instituições públicas, órgãos de fiscalização e sociedade civil são convidadas a debater os avanços e dificuldades para garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de prevenção e tratamento de pacientes oncológicos no estado de Alagoas, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema “Quem tem câncer, tem pressa”, a audiência pública convocada pela procuradora da República Roberta Barbosa Bomfim contará com a participação de representantes das Secretarias de Saúde do Estado de Alagoas e do Município de Maceió; do Ministério Público do Estado de Alagoas; dos CACON´s – Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes e Santa Casa de Misericórdia; da UNACON – Hospital do Açúcar; da Defensoria Pública da União; do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS; da Rede Feminina de Combate ao Câncer e de outras entidades da sociedade civil envolvidas com a temática.
A reunião faz parte do Inquérito Civil nº 1.11.000.000568/2013-14, que tramita na Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL), visando garantir o diagnóstico e o tratamento eficazes no caso de neoplasia maligna. Duas audiências públicas sobre o assunto aconteceram nos anos de 2014 e 2015, desde então reuniões bimestrais têm ocorrido para acompanhamento das medidas adotadas pelos órgãos públicos envolvidos.
Neste mês de outubro, quando as atenções se voltam à campanha Outubro Rosa, a audiência será para verificar avanços e dificuldades em garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de prevenção e tratamento de pacientes portadores de câncer no estado de Alagoas.
A procuradora da República Roberta Bomfim destacou a importância da participação dos cidadãos para que o Ministério Público possa garantir o atendimento do interesse público e a defesa dos direitos do paciente oncológico. O objetivo maior desta audiência pública é buscar mecanismos para o acesso universal e igualitário às ações e serviços de prevenção e tratamento de pacientes portadores de câncer.
A audiência pública será realizada amanhã, dia 18/10, a partir das 9h, no auditório do MPF/AL, localizado no andar térreo do prédio situado na Av. Juca Sampaio, no 1.800, Barro Duro.
Últimas notícias

Homem é flagrado por câmeras de monitoramento assaltando loja em Arapiraca

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
