Alagoas tem mais de 100 julgamentos pautados para novembro

O Poder Judiciário de Alagoas definiu a pauta de julgamentos para o Mês Nacional do Júri no estado. Estão previstos 105 processos; 26 em Maceió e 79 no interior. A iniciativa visa julgar réus por crimes dolosos contra a vida em processos que começaram a tramitar até dezembro de 2009, conforme definido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
A programação foi apresentada em reunião nesta quinta-feira (20), com o presidente do Tribunal de Justiça, João Luiz Azevedo Lessa e o desembargador Otávio Leão Praxedes, gestor em Alagoas das metas da Enasp.
A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país e conta com a participação, em Alagoas, da Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Ressocialização do Estado (Seris) e Polícia Militar, todos representados no encontro.
O presidente João Luiz Azevedo agradeceu o empenho dos servidores e magistrados envolvidos na organização do evento. O desembargador Otávio Praxedes ressaltou que esse é a terceiro mutirão do tipo realizado no estado. Nos outros anos, porém, a ação durava apenas uma semana. Em 2015, Alagoas teve um ótimo resultado, julgando 83,95% dos processos previstos.
“Alguns processos são de repercussão e a ideia é acabar com esse clima junto à sociedade de que há impunidade, quando na realidade são processos antigos, mas estavam em recurso, ou com dificuldades de diligências”, explicou Praxedes.
O juiz Antônio Bitencourt, auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, representou o Corregedor Klever Loureiro na reunião. Ele acredita que o Mês julgará praticamente todos os processos pautados. “Pelo andar da carruagem, acho que todos eles serão julgados e vamos ultrapassar o desempenho do ano passado”, avaliou.
O procurador do Ministério Público Walber Valente representou o procurador-geral de Justiça na ocasião. “O Ministério Público é o maior interessado na realização desse mutirão de Júris, porque é quem inicia o processo penal. E esse início tem que ter um fim. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar o Poder Judiciário”, disse.
Na reunião, o Coronel Marcos Sérgio, secretário de Ressocialização, garantiu que todos os presos serão apresentados para os julgamentos.
Últimas notícias

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão

Sindicatos denunciam caos no Hospital Veredas e convocam greve a partir desta segunda (4)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
