Projeto de Lei que estabelece normas para concurso público em AL é aprovado na ALE
O Projeto de Lei que trata da regulamentação dos editais para concurso público, proposto pelo deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), foi aprovado nessa terça-feira (1º) e segue agora para o Governo do Estado. O projeto pretende normatizar e tornar mais transparente a forma de seleção e ingresso por meio de concurso público, pela administração direta e indireta, autarquia e fundacional do Estado.
Segundo Rodrigo Cunha, atualmente as regras dos concursos são estabelecidas por editais e nem sempre são claras, deixando dúvidas e gerando discussões jurídicas, não dando ao candidato a segurança necessária. “Hoje não existe uma regra própria para a realização de concursos no Estado. Tanto o Senado, quanto outros estados, já estão regulamentando a elaboração de editais, que é muito importante para a população que presta concursos. Hoje, o que dita a regra são próprios editais, que muitas vezes deixam lacunas e dúvidas, e que acabam virando discussões jurídicas. Em muitos casos o magistrado deixa de julgar algum questionamento porque diz que a regra é a do edital”, explicou Cunha.
Ainda segundo o parlamentar, três pontos são fundamentais dentro do Projeto: o direito à nomeação do aprovado em concurso, caso haja a comprovação de que a Administração contratou agentes temporários ou terceirizados para exercer funções do cargo anunciado no edital; o direito à candidata grávida somente realizar prova física após 120 dias do fim do período gestacional; e a proibição de concurso para a formação exclusiva de cadastro de reserva. “Nestes casos, o projeto diz que a gestante tem até 120 dias após o prazo para realizar o teste, sem ser excluída do concurso”, concluiu o deputado.
Últimas notícias
Fim de semana será de tempo firme e ensolarado na maior parte do estado
Leonardo Dias destaca ações para fortalecer o turismo alagoano durante posse de novos presidentes do trade turístico
Com mais de 1,7 mil atendimentos, Programa AVC Dá Sinais consolida rede de assistência em Alagoas
Diretor do Banco Central diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-companheira em canavial, em Maceió
Brota na Grota leva Prefeitura para dentro das comunidades e redefine o acesso aos serviços públicos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
