Renan Filho anuncia redução de impostos em Alagoas
O governador Renan Filho anunciou a redução da carga tributária em Alagoas em breve, durante reunião ordinária com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), nessa quinta-feira (24).
A presença do chefe do Executivo alagoano na reunião serviu, acima de tudo, para debater a agenda econômica do Brasil, do Governo do Estado e União. “Precisamos sempre conversar, e este protagonismo que a Federação exerce deve ser exercitado sempre. Colabora bastante com o Estado de Alagoas”, justificou o governador.
Renan Filho apresentou a recuperação fiscal do Estado, ressaltando que o mês de novembro registrou a menor inflação dos últimos anos. Ele apresentou gráficos que expuseram a receita de pessoal versus despesas com pessoal. “Devemos crescer a receita e diminuir despesas. É isto que estamos procurando fazer”, explicitou.
Na apresentação, a contenção de despesas entrou no debate e Renan Filho enfatizou que a dívida pública está sendo enfrentada no sentido de diminuir o seu estoque – os R$ 55 milhões por mês pagos à União -, que está suspenso por liminar.
Nesta vertente, o governador apresentou o esforço em diminuir os gastos públicos, como a redução de 14% dos valores gerais de contratos, enxugamento da folha de pessoal em 30%, redução da frota, contratos, telefonia e combustível.
Em paralelo, o gestor comentou sobre a implantação de substituição tributária em diversos produtos, atualização das pautas fiscais, auditoria de quem sonega mais e anunciou uma medida fiscal arrojada. Renan Filho confirmou que impostos estaduais devem cair, a exemplo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
“Isso é diferente. Vamos reduzir a carga tributária. Estamos criando essa condição de reduzir imposto. Subimos quando tínhamos que subir e vamos baixar quando for necessário”, ressaltou o governador. Ele lembrou ainda que a análise do Tesouro Nacional e do Banco Central ranqueou Alagoas como o segundo melhor desempenho fiscal do Brasil.
Investimentos
O governador Renan Filho deixou claro que é preciso que o setor privado faça um pacto no sentido de priorizar investimentos que beneficiem diretamente o alagoano. Entre os projetos divulgados para o segmento constam as Parcerias Público-Privadas de saneamento, segurança (presídio do Agreste e mais dois pra licitar), da saúde, do porto, do ramo tecnológico, conclusão do IML, modernização da rede escolar, hospitais regionais e na capital.
A renovação dos incentivos fiscais para a empresa Fika Frio foi formalizada nesta quinta-feira (24).
Últimas notícias
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Hemoal faz coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares, nesta terça (18)
Guarda Municipal prende suspeitos de furtar tapumes na Praça Sinimbu
Governo de AL publica lista de documentos para aprovados do concurso da saúde
Corpo de médico assassinado pela ex-esposa é liberado do IML de Arapiraca
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
