Em entrevista, Sinteal afirma ser previsível baixo desempenho dos estudantes alagoanos no Pisa
De acordo com pedagogo, participantes não se enquadram nos critérios do exame e estão atrasados

“Tristeza” e “indignação” foram as primeiras palavras ecoadas pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Maria Consuelo Correia, sobre o baixo desempenho dos estudantes alagoanos no Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa, em inglês). Os dados foram divulgados ontem (6) e revelaram que o Brasil ainda precisa melhorar para alcançar bons índices.
Em Alagoas, o cenário também é desanimador. O Estado ficou em última posição no Brasil nas três áreas avaliadas neste ano: Ciências, Matemática e Leitura. Do ponto de vista nacional, o país foi ultrapassado por outras nações da América do Sul como México e Colômbia. Países como Japão, Cingapura, China e Vietnã, que pertencem ao continente aisático, mais uma vez de destacaram. Em entrevista ao portal 7 Segundos, Consuelo afirmou que, apesar de lamentar as estatísticas, o resultado é considerado “previsível”.
“É claro que recebemos com muita tristeza e indignação esse resultado, mas, sinceramente, não é surpresa. É até previsível. O que esperar de um estado que não investe em Educação?”, argumentou. Para ela, antes de qualquer coisa, é preciso melhorar a estrutura das unidades de ensino a fim de diminuir a desigualdade entre alunos das redes pública e privada. “Os professores trabalham porque precisam. A escola não consegue promover o aprendizado”, complementou.
“INVOLUÇÃO”
Atualmente, 21% da população de Alagoas é analfabeta, isto é, não consegue nem ler nem escrever. Os dados são do Sinteal, mas são contestados pelo governo. “Existem milhares de pessoas que nunca foram para a escola. O que temos percebido é uma involução, em todos os sentidos. É muita propaganda e mídia para pouco resultado”, disparou.
A construção de escolas em tempo integral, uma das bandeiras da Secretaria da Educação e do governador Renan Filho (PMDB), na visão da presidente, ainda precisa ser mais bem estruturada porque o projeto não resolve, de fato, os gargalos e problemas da área.
“Existem inúmeras deficiências. O Sinteal defende escola de ensino integral e não escola em tempo integral. São propostas diferentes. O que adianta deixar o seu filho o dia todo na escola se, no período da tarde, eles ficam ociosos? Cadê o professor em sala de aula? É uma escola que, basicamente, só retém o aluno”, disse.
“EXISTE UMA DÍVIDA SOCIAL”, SETENCIA PEDAGOGO
O pedagogo e professor de língua portuguesa, Ademir Oliveira, explica que os estudantes alagoanos que participaram do Pisa não se enquadram no perfil do exame e estão atrasados. Isso acontece porque as pessoas avaliadas pela prova, que é aplicada no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Aplicadas Anísio Teixeira (Inep), estão compreendidas na faixa etária média dos 15 anos de idade.
Os alunos dos estados que obtiveram índices razoáveis como Paraná e Rio Grande do Sul, além de serem mais objetivos, organizados e imersos em outra realidade, já estão no ensino médio. “Aqui em Alagoas, os jovens avaliados sequer completaram o ensino fundamental. Na verdade, existe uma dívida social e educacional com eles”, explicou.
“Conhecimento, todos temos. Estamos a todo o momento sendo expostos a diversas informações. Outro problema que vejo é que o processo de aprendizagem dos estudantes alagoanos ainda é muito conteudista. Ficou provado que os que obtiveram os melhores desempenhos foram aqueles que possuíam estratégias bem desenvolvidas”, falou.
O OUTRO LADO
O portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Por meio de nota, a Seduc limitou-se a informar que “não recebeu o resultado da pesquisa oficialmente”, mas que já solicitou todos os dados ao Inep, vinculado ao Ministério da Educação. A pasta reforçou, ainda, que, apenas depois da análise dos referidos dados e, principalmente, da metodologia da pesquisa, é que se pronunciará sobre o caso.
Últimas notícias

Justiça Itinerante beneficia população ribeirinha de Jacuípe
![[Vídeo] Grande nuvem de fumaça mostra a dimensão de incêndio no Distrito Industrial](https://img.7segundos.com.br/2_gTVHcFMJe2SB0V6Nt4foC2XOg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-10-165759.png)
[Vídeo] Grande nuvem de fumaça mostra a dimensão de incêndio no Distrito Industrial

Empresário morre com suspeita de ter sofrido ataque cardíaco em Maragogi
![[Vídeo] Trabalhadores são evacuados durante incêndio em fábrica no Distrito Industrial](https://img.7segundos.com.br/HVj73R88dyMEv7OO5e3MAVMD_2M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-10-160909.png)
[Vídeo] Trabalhadores são evacuados durante incêndio em fábrica no Distrito Industrial

Mulher internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol recebe alta médica

Governador autoriza construção da Estrada do Feijão, que liga Inhapi a Piranhas
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
