Defensoria e Ministério Público firmam acordo para garantir fornecimento de água em Capela
Casal assinou Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a fornecer o serviço de água, em sistema de rodízio; TAC também garante a oferta de caminhões pipa
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) assinou, na última quarta-feira (14), um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Defensoria Pública e Ministério Público, no qual assume a obrigação de fornecer, a partir desta sexta-feira (16), na forma de rodízio, o serviço de água aos consumidores do Município de Capela.
O TAC estabelece rodízio, no qual no período noturno, será fornecida água atendendo a demanda da população da parte baixa da cidade, em um dia, e no outro, atendendo a parte alta da cidade, e assim sucessivamente.
No acordo, a Casal se compromete ainda a ofertar o abastecimento em caminhão pipa com água dentro dos padrões legais e regulamentares de potabilidade aos moradores do município para a parte alta e baixa nos dias em que estes não estiverem recebendo água nas torneiras em razão do rodízio.
A Companhia de Saneamento deve ainda ofertar caminhão pipa com água aos munícipes quando o serviço de água for interrompido para manutenção ou em razão de caso fortuito ou de força maior.
A Defensoria e o Ministério Público estabeleceram ainda que poderão fiscalizar o cumprimento do termo de compromisso, adotando as medidas legais cabíveis, sempre que necessário.
Três semanas sem água
O Município de Capela vem sofrendo com a falta d’água desde o final do mês passado, a situação seria resultado de problemas em uma barragem de contenção da Casal e a seca na região.
Segundo um morador, que preferiu não se identificar, a comunidade utiliza água de um chafariz e de uma nascente para realizar as tarefas do dia a dia. A denúncia foi feita por meio das redes sociais do Portal 7 Segundos.
O morador conta que se vira como pode. "O pessoal pega água de um chafariz, e também de uma nascente para usar nos banheiros. A água do chafariz é utilizada para cozinhar e beber. Já a da nascente, a população pega para utilizar nos banheiros ou coisas do tipo", informou. Além disso, o internauta relata que a água fornecida pela Casal não é devidamente tratada. "É uma água barrenta, de coloração avermelhada, não límpida", declarou.
Com relação ao tratamento da água, a Casal informou que durante o verão, o nível de turbidez da água é mínimo, ou seja, a cor avermelhada raramente ocorre. Mesmo assim, a Companhia declarou já está em fase de licitação de uma empresa para fazer melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Capela. As obras devem ser iniciadas no mês de janeiro.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
