Defensoria e Ministério Público firmam acordo para garantir fornecimento de água em Capela
Casal assinou Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a fornecer o serviço de água, em sistema de rodízio; TAC também garante a oferta de caminhões pipa

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) assinou, na última quarta-feira (14), um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Defensoria Pública e Ministério Público, no qual assume a obrigação de fornecer, a partir desta sexta-feira (16), na forma de rodízio, o serviço de água aos consumidores do Município de Capela.
O TAC estabelece rodízio, no qual no período noturno, será fornecida água atendendo a demanda da população da parte baixa da cidade, em um dia, e no outro, atendendo a parte alta da cidade, e assim sucessivamente.
No acordo, a Casal se compromete ainda a ofertar o abastecimento em caminhão pipa com água dentro dos padrões legais e regulamentares de potabilidade aos moradores do município para a parte alta e baixa nos dias em que estes não estiverem recebendo água nas torneiras em razão do rodízio.
A Companhia de Saneamento deve ainda ofertar caminhão pipa com água aos munícipes quando o serviço de água for interrompido para manutenção ou em razão de caso fortuito ou de força maior.
A Defensoria e o Ministério Público estabeleceram ainda que poderão fiscalizar o cumprimento do termo de compromisso, adotando as medidas legais cabíveis, sempre que necessário.
Três semanas sem água
O Município de Capela vem sofrendo com a falta d’água desde o final do mês passado, a situação seria resultado de problemas em uma barragem de contenção da Casal e a seca na região.
Segundo um morador, que preferiu não se identificar, a comunidade utiliza água de um chafariz e de uma nascente para realizar as tarefas do dia a dia. A denúncia foi feita por meio das redes sociais do Portal 7 Segundos.
O morador conta que se vira como pode. "O pessoal pega água de um chafariz, e também de uma nascente para usar nos banheiros. A água do chafariz é utilizada para cozinhar e beber. Já a da nascente, a população pega para utilizar nos banheiros ou coisas do tipo", informou. Além disso, o internauta relata que a água fornecida pela Casal não é devidamente tratada. "É uma água barrenta, de coloração avermelhada, não límpida", declarou.
Com relação ao tratamento da água, a Casal informou que durante o verão, o nível de turbidez da água é mínimo, ou seja, a cor avermelhada raramente ocorre. Mesmo assim, a Companhia declarou já está em fase de licitação de uma empresa para fazer melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Capela. As obras devem ser iniciadas no mês de janeiro.
Últimas notícias

Paciente psiquiátrica esfaqueia ex-marido e se tranca dentro de casa em Penedo

Semurb fiscaliza despejo irregular de esgoto na bacia do Rio Jacarecica

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões

Projeto de ilustrador alagoano transforma Maceió em arte

Consórcio Aero Maragogi pede autorização ambiental para funcionamento do Canteiro de Obras

Prefeito de Junqueiro manifesta solidariedade ao gestor de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
