Chile cancela alerta de tsunami em todo território

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha suspendeu totalmente o alerta de tsunami emitido após o terremoto de magnitude 7,6 registrado neste domingo no sul do país.
"De acordo à informação obtida por estações marinhas, a evolução da propagação da onda de tsunami, informações de campo e modelamento, estão totalmente cancelados os estados de precaução por tsunami e ficam estabelecidas condições normais para todo o território nacional", informa o site do organismo.
As autoridades também determinaram o cancelamento das medidas de precaução nas cinco regiões do sul do Chile que foram afetadas pelo tremor, que não provocou vítimas, mas alguns danos materiais.
"Está cancelado o estado de precaução, portanto as pessoas podem voltar a suas casas de forma tranquila e ordenada", disse em entrevista coletiva o diretor do Escritório Nacional de Emergências (Onemi), Ricardo Toro.
Com isso, o governo de El Salvador também suspendeu o alerta de tsunami feito mais cedo para o litoral do país. O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN) detalhou que com base nas características do sismo e na última informação emitida pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico (PTWC, sigla em inglês), "acredita-se que o movimento telúrico ocorrido no Chile já não representa uma ameaça para o país". Apesar de cancelar o aviso, o órgão pediu para que os cidadãos se mantenham atentos às novas informações e às advertências que o Sistema Nacional de Defesa Civil possa emitir.
Depois do terremoto de hoje de manhã, as autoridades chilenas emitiram o alerta de tsunami e determinaram o esvaziamento de cinco regiões do país. Com o cancelamento total, as pessoas podem voltar para casa e, até mesmo, se aproximar com segurança das praias. O aviso do Serviço Hidrográfico permite também reiniciar a atividade de navegação no Canal de Chacao, que liga à ilha ao continente.
Últimas notícias

Acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Clima Bom, parte alta de Maceió

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Homem é preso por porte irregular de arma de fogo no bairro Santos Dumont, em Maceió
PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
