Maceió apresenta diminuição de casos graves de dengue, afirma SMS

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o Boletim da Semana Epidemiológica 52, que aponta que em todo o ano de 2016 foram notificados 4.773 casos notificados de dengue em Maceió. Já em 2015, foram notificados 3748. Foi verificada, no entanto, uma diminuição de casos da doença com sinal de alarme, sendo registrados em 2016, oito casos, para 54 casos em 2015 e dois casos graves de dengue em 2016, para oito em 2015.
Todo paciente que apresente febre com sintomas como náuseas, vômito, dor de cabeça, dores nas articulações deve procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde. Já nos casos de dengue com sinais de alarme, que traz sintomas como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramentos de mucosas, o usuário deve se dirigir a uma unidade especializada como UPA, mini pronto-socorros e hospitais. Por fim, em caso de dengue grave, com sangramento grave, choque e comprometimento dos órgãos, o paciente deve ser interno em uma unidade hospitalar de alta complexidade.
Febre chikungunya
Em 2016, 6.031 casos foram notificados, 225 confirmados por laboratório, 3827 por critério clínico-epidemiológico e os demais estão em investigação. Foram registrados 36 casos graves, 16 confirmados, seis descartados e os demais estão sob investigação, nove óbitos confirmados, oito descartados e um sob investigação. Já de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, em 2015, foram notificados 85 casos de chikungunya, 27 confirmados e 58 descartados.
A análise por Distrito Sanitário demonstra que os bairros com maior incidência da doença destacam-se Centro, Levada e Chã da Jaqueira.
Zika vírus
No ano de 2016, foram notificados 5.982 casos suspeitos de zika vírus, destes, 369 são de gestantes. Já até 31 de dezembro foram recebidos 93 casos suspeitos de microcefalia por infecção pelo vírus zika residentes em Maceió, destes, 45 foram descartados e 28 foram confirmados como microcefalia possivelmente relacionada ao zika vírus e houve 01 óbito.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
