Maceió apresenta diminuição de casos graves de dengue, afirma SMS
A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o Boletim da Semana Epidemiológica 52, que aponta que em todo o ano de 2016 foram notificados 4.773 casos notificados de dengue em Maceió. Já em 2015, foram notificados 3748. Foi verificada, no entanto, uma diminuição de casos da doença com sinal de alarme, sendo registrados em 2016, oito casos, para 54 casos em 2015 e dois casos graves de dengue em 2016, para oito em 2015.
Todo paciente que apresente febre com sintomas como náuseas, vômito, dor de cabeça, dores nas articulações deve procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde. Já nos casos de dengue com sinais de alarme, que traz sintomas como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramentos de mucosas, o usuário deve se dirigir a uma unidade especializada como UPA, mini pronto-socorros e hospitais. Por fim, em caso de dengue grave, com sangramento grave, choque e comprometimento dos órgãos, o paciente deve ser interno em uma unidade hospitalar de alta complexidade.
Febre chikungunya
Em 2016, 6.031 casos foram notificados, 225 confirmados por laboratório, 3827 por critério clínico-epidemiológico e os demais estão em investigação. Foram registrados 36 casos graves, 16 confirmados, seis descartados e os demais estão sob investigação, nove óbitos confirmados, oito descartados e um sob investigação. Já de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, em 2015, foram notificados 85 casos de chikungunya, 27 confirmados e 58 descartados.
A análise por Distrito Sanitário demonstra que os bairros com maior incidência da doença destacam-se Centro, Levada e Chã da Jaqueira.
Zika vírus
No ano de 2016, foram notificados 5.982 casos suspeitos de zika vírus, destes, 369 são de gestantes. Já até 31 de dezembro foram recebidos 93 casos suspeitos de microcefalia por infecção pelo vírus zika residentes em Maceió, destes, 45 foram descartados e 28 foram confirmados como microcefalia possivelmente relacionada ao zika vírus e houve 01 óbito.
Últimas notícias
Adolescente de 16 anos morre após grave acidente com bicicleta, carro e caminhão no Trapiche
Candidato a deputado estadual por AL chama atenção do Bode Gaiato nas redes sociais
Vídeo de pai desesperado após perder dinheiro em apostas volta a viralizar
Transformador explode no bairro do Farol e assusta pedestre que passava pelo local
Esposa de Lito Sousa desmente boatos de melhora após tratamento experimental
Rico Melquiades anuncia mudança para Portugal após medida contra bets no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
