IMA investiga alterações de temperatura e coloração em rios de Alagoas

Só na primeira semana de janeiro, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) recebeu duas denúncias relativas a uma possível contaminação de dois corpos hídricos na região Norte do Estado. A primeira denúncia foi referente à mortandade de peixes no Rio Camaragibe e a segunda indicou uma mudança de cor em um riacho após a ponte do Pratagy.
O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto está analisando as amostras dos dois casos e um dos resultados deve sair ainda nesta quarta-feira (11).
Na quinta-feira (5), uma equipe do laboratório foi até o município de Matriz do Camaragibe, para coletar amostras de um trecho do Rio Camaragibe, próximo à uma usina de cana-de-açúcar existente na região para saber se houve despejo de efluentes sem tratamento no leito.
Os resultados da coleta devem sair nesta quarta-feira (11), mas, segundo Manuel Messias, gerente do laboratório do órgão, a temperatura medida pelos técnicos durante a vistoria já indica impacto ambiental.
“Esse impacto é causado pela alta temperatura dos efluentes que a usina lança naquele corpo hídrico. Independente do laudo de quarta-feira, que dirá o tipo de efluente lançado, a usina deverá responder por essa alteração”, explicou o gerente.
Rio rosa
Na tarde desta segunda-feira (9), técnicos do IMA colheram amostras de um riacho que fica na entrada do Povoado da Boca do Rio, após a ponte do Pratagy. Técnicos do laboratório foram ao local após receber fotos que mostram a mudança da coloração do rio para um tom rosado.
Uma equipe de fiscalização também esteve no local e já tem indícios do que pode ter causado o problema.
“Iremos avaliar se há contaminação por produtos químicos e, só após os resultados, saberemos as causas do problema e se a situação se trata de um crime ambiental”, afirmou Manuel Messias. O resultado das análises deve sair na próxima semana.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
