Doença que deixa urina preta acende alerta e Sesau diz estar vigilante em Alagoas
O surgimento de uma doença misteriosa há pouco mais de um mês, que deixa a urina preta, tem intrigado pesquisadores da área da saúde e deixado estados em alerta. A doença surgiu na Bahia e já acometeu pouco mais de 50 pessoas no estado e fez vítimas também no Ceará. Além disso, há suspeitas de duas mortes relacionadas a ela. A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau-AL) afirmou que está atenta às informações sobre o alerta epidemiológico, mas informa que não há registros de casos no estado.
Segundo a Sesau, as autoridades de saúde dos municípios alagoanos, equipes técnicas e profissionais, estão vigilantes para monitorar a ocorrência da doença, caso venha a ocorrer.
Apesar de também não notificar pacientes com a doença, nesta semana, o estado de Pernambuco emitiu um alerta às unidade médicas e recomendou a notificação imediata – em até 24h - de pacientes que apresentem sintomas como: dores musculares intensas, conhecidas também como mialgia, insuficiência renal e urina preta, comumente encontrados nas vítimas.
Suspeitas
Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos estão analisando amostras de pacientes que apresentaram os sintomas associados à doença. As primeiras suspeitas eram de que peixes consumidos na Bahia estariam provocando o surto, no entanto, a hipótese perdeu força, porque nem todos os pacientes com a doença afirmaram ter ingerido peixes antes de aparecer os sintomas.
A hipótese mais forte levantada por pesquisadores até o momento é a de que a doença tenha origem em um vírus encontrado nas águas sujas dos esgotos e nas fezes. O vírus seria da família da Hepatite A, chamado de Paraechovírus.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
