Doença que deixa urina preta acende alerta e Sesau diz estar vigilante em Alagoas

O surgimento de uma doença misteriosa há pouco mais de um mês, que deixa a urina preta, tem intrigado pesquisadores da área da saúde e deixado estados em alerta. A doença surgiu na Bahia e já acometeu pouco mais de 50 pessoas no estado e fez vítimas também no Ceará. Além disso, há suspeitas de duas mortes relacionadas a ela. A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau-AL) afirmou que está atenta às informações sobre o alerta epidemiológico, mas informa que não há registros de casos no estado.
Segundo a Sesau, as autoridades de saúde dos municípios alagoanos, equipes técnicas e profissionais, estão vigilantes para monitorar a ocorrência da doença, caso venha a ocorrer.
Apesar de também não notificar pacientes com a doença, nesta semana, o estado de Pernambuco emitiu um alerta às unidade médicas e recomendou a notificação imediata – em até 24h - de pacientes que apresentem sintomas como: dores musculares intensas, conhecidas também como mialgia, insuficiência renal e urina preta, comumente encontrados nas vítimas.
Suspeitas
Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos estão analisando amostras de pacientes que apresentaram os sintomas associados à doença. As primeiras suspeitas eram de que peixes consumidos na Bahia estariam provocando o surto, no entanto, a hipótese perdeu força, porque nem todos os pacientes com a doença afirmaram ter ingerido peixes antes de aparecer os sintomas.
A hipótese mais forte levantada por pesquisadores até o momento é a de que a doença tenha origem em um vírus encontrado nas águas sujas dos esgotos e nas fezes. O vírus seria da família da Hepatite A, chamado de Paraechovírus.
Últimas notícias

Trabalhador fica ferido após desabamento de muro no bairro da Pajuçara

Mulher fica com medo após vizinho invadir residência e agredi-la em São Luís do Quitunde

Prefeitura de Lagoa da Canoa reúne produtores rurais para apresentar programa fundiário do Governo Federal

Fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025

Nova convocação da Educação reforça rede municipal com mais 119 aprovados no PSS

Motorista por aplicativo forjou sequestro e incêndio para tentar obter R$ 50 mil de seguro, revelou PC
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
